Coplana promove mais uma edição do Dia do Campo Limpo

Compartilhe esta notícia:

Cooperativa e parceiras aguardam a visita de dois mil estudantes da rede pública, nesta sexta, dia 24.

Por mais um ano, a Coplana – Cooperativa Agroindustrial promove, em Jaboticabal, o Dia Nacional do Campo Limpo, comemorado anualmente no dia 18 de agosto. A data integra o Calendário Nacional desde 2008, e foi criada pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) com o objetivo de reconhecer a participação dos diferentes agentes – agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e poder público – no processo de logística reversa de embalagens de defensivos no Brasil e celebrar os resultados alcançados com a atuação conjunta.

Para marcar a data, a Coplana promove uma série de atividades. São ações comunitárias, visitas a escolas, palestras e encontros com autoridades locais, entre outras iniciativas que estimulam a comunidade local a refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente e o papel que todos podem desempenhar nesse esforço.

A comemoração do Dia Nacional do Campo Limpo começou na semana passada, com a visita da ETEC de Guariba à Central de Recebimento de Embalagens (CRE) da Coplana, em Guariba. Nesta sexta, dia 24, é a vez de Jaboticabal sediar mais uma ação: “Sustentabilidade e Meio Ambiente” será o tema da mostra que acontece das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h, na Estação de Eventos Cora Coralina.

De acordo com o responsável técnico pela Central de Recebimento de Embalagens da Coplana, Fábio Elias de Paiva, a expectativa é que cerca de dois mil estudantes compareçam ao evento, que também é aberto ao público. São estudantes de Jaboticabal, Guariba, Santa Ernestina, Dumont, Pradópolis e Barrinha. Vários expositores, além da Cooperativa, estarão no DNCC, entre eles o Centro de Educação Ambiental (CEA) da Prefeitura de Jaboticabal, Reúsa, Fatec Jaboticabal, ETEC de Guariba, Escola Estadual Joaquim Batista, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaboticabal (Saaej) e Colégio Técnico Agrícola (CTA) da FCAV/Unesp Jaboticabal.

O evento terá diversas abordagens relacionadas a meio ambiente, resíduos sólidos, destinação correta de embalagens de defensivos agrícolas, sempre com temáticas voltadas para os jovens, visando uma maior conscientização sobre a necessidade de preservação dos recursos não renováveis, cuidados com os renováveis e orientações gerais sobre preservação ambiental. A novidade será uma apresentação de reciclagem de papel. “Haverá também a apresentação da peça ‘A princesa higiene e o príncipe meio ambiente’, que será interpretada pela Companhia Arueiras do Brasil”, informou Fábio.

Central de Recebimento de Embalagens é pioneira no Brasil – A Central de Recebimento de Embalagens da Coplana foi fundada em abril de 1994. No ano passado, foram devolvidas aproximadamente 600 toneladas de embalagens. O DNCC foi criado em 2005 por iniciativa do Inpev e institucionalizado por meio da Lei nº 11.657/2008. Participam da comemoração 23 estados brasileiros. A Central da Coplana foi a primeira a ser instalada e seu projeto serviu de referência para a legislação sobre a destinação adequada e embalagens de defensivos. A Central também foi modelo para todas as outras do Brasil e diversas do exterior.

Compartilhe esta notícia: