Árvores e frutos: a evolução paisagística da nossa região

Compartilhe esta notícia:

Docentes do Senac explicam a história dos biomas e plantas nativas; unidade tem curso focado no tema.

O paisagismo é um espelho da natureza, segundo afirmam Fernanda Galindo Acre e João Teixeira Neto, docentes da área de arquitetura e urbanismo do Senac Jaboticabal. Para despertar o olhar da população e profissionais do setor para as belezas locais e valorizar as vegetações regionais e as áreas verdes urbanas, eles traçaram um perfil das riquezas naturais da cidade e região.

O município e seus entornos estão inseridos em um lugar de transição entre o cerrado e a Mata Atlântica do interior, por isso contam com áreas secas e úmidas, compostas por vales de córregos e riachos, onde estão florestas com espécies de árvores típicas. Antigamente, braúna, jacarandá-caviúna, canela-sassafrás, pau-d’óleo, ipê amarelo, orquídeas e bromélias eram algumas das que habitavam o local.

Hoje, a espécie predominante na arborização urbana é o oiti. De acordo com João Neto, esse predomínio pode causar problemas futuros. “Se o oiti for suscetível a doenças muitos exemplares poderá morrer, causando um maior desequilíbrio ambiental. Por isso existe a necessidade de diversificação de espécies. ”

As riquezas de Jaboticabal e região vão além da flora. O bioma antigo abrigava diversas espécies de mamíferos que hoje estão ameaçados de extinção, como a jaguatirica, a paca e o cachorro-do-mato. “As aves eram outros destaques na região, tínhamos jacu, curiango, saracura, guacho, sabiá, joão-de-barro, coleirinha”, conta João.

Nos locais mais secos, como nos topos das montanhas, a vegetação era, e ainda é, de cerrado. Dessa forma, o que predomina são as árvores retorcidas com folhas duras, porém com flores e frutos. Fernanda explica que uma espécie muito presente é a jabuticabeira. A árvore é originária do Brasil e costuma medir entre 6 e 9 metros.

“Existe uma ampla variedade da espécie, as mais apreciadas são a sabará, a paulista, a ponhema, a rajada e a híbrida, esta é a mais cultivada, devido à velocidade da sua produção”, afirma a docente do Senac. “Em apenas três anos ela já começa a dar frutos, enquanto as outras levam de 12 a 15 anos para a primeira florada.”

Existe ainda uma curiosidade, conforme destaca João: “Pela força e grande disseminação das árvores frutíferas na região, as principais homenageiam muitas cidades vizinhas, como pitangueiras, taiuva, taquaritinga, taquaral, pradópolis e jaboticabal”.

Já na lista de árvores não frutuosas, os ipês nativos são os mais famosos. A farinha seca, monjoleiro, marinheiro, orelha-de-macaco, eritrinas são outros exemplos que ainda sobrevivem.

Para quem tiver interesse em cultivar árvore nativas, os docentes dão algumas dicas. O ipê branco ou amarelo, jequitibá-rosa, quaresmeira, paineira, jacarandá, jenipapo e embaúba são as mais indicadas para ambientes externos. Já para locais internos, é melhor optar por orquídea de chão (Oeceoclades maculata) ou orquídea do café (Ionopsis utricularioides).

No caso da jabuticabeira, a árvore pode ser plantada em locais abertos, canteiros e vasos. Ela necessita de muita água e adubação constante, principalmente no formato orgânico. “Toda casa, jardim ou até mesmo uma área esquecida podem se transformar em um lugar agradável, pronto para começar uma história que colherá bons frutos no futuro”, dizem os docentes.

Capacitação – O Senac Jaboticabal apoia a valorização e construção das áreas verdes e acredita que profissionais capacitados podem fazer a diferença na cidade e região. Nesse cenário, a unidade oferece, a partir de 25 de agosto, o curso Introdução ao Paisagismo.

O aluno formado será capaz de identificar os estilos de jardim; analisar e desenvolver projetos de baixa complexidade; conhecer os principais ecossistemas brasileiros e comportamento das plantas; utilizar técnicas simples para representação gráfica do projeto paisagístico em planta baixa; avaliar as características de solo, insolação e arquitetura; selecionar plantas e vegetais compatíveis com as condições locais e esteticamente harmônicas.

Como pré-requisito, a oferta requer habilidades de leitura e escrita, conhecimentos em jardinagem, ensino fundamental completo e idade mínima de 16 anos. Mais informações no Portal Senac (www.sp.senac.br/jaboticabal) ou pessoalmente na unidade.

Serviço

Introdução ao Paisagismo

Data: 25 de agosto a 27 de outubro de 2018

Horário: sábado, das 8h30 às 13h30

Local: Senac Jaboticabal

Endereço: Rua 24 de Maio, 831, Centro – Jaboticabal/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/jaboticabal

Compartilhe esta notícia: