Demcove inicia Campanha de Vacinação Antirrábica 2018

Compartilhe esta notícia:

Ação segue até o próximo dia 27 de agosto.

A partir da próxima segunga-feira, 13 de agosto, os agentes do Departamento Municipal de Controle de Vetores e Endemias – Demcove iniciam a Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos no nosso Munícipio.

A ação conta com a coordenação da Veterinária Municipal da Vigilância Sanitária,  Dra. Daniela Rodolpho e do Diretor do Demcove, Fabrício Araujo.

A doença – A raiva é uma doença 100% letal ao ser humano. O vírus é transmitido do animal para o homem, principalmente por meio da mordida. Cães e gatos são os principais transmissores da doença. A vacina é a única forma de prevenção.

Entre os sinais clínicos da doença, é possível destacar que os cães se tornam mais agressivos, mordendo pessoas, animais e objetos, ou ficam tristes, procurando lugares escuros. O latido se torna diferente do habitual; o animal tende a ficar de boca aberta, com muita salivação, recusa água e alimentos e tem dificuldade para engolir. Também há falta de coordenação motora; convulsão; e paralisia das patas traseiras.

Em caso de suspeita da doença, é importante leva-lo ao veterinário para os primeiros cuidados e deixar o animal em observação duramente dez dias, em local seguro, para não fugir nem atacar pessoas ou outros animais. Ele deve receber água e comida normalmente.

Segue, abaixo, o cronograma:

Compartilhe esta notícia: