Nossa Palavra: Deu xabu

Compartilhe esta notícia:

O último editorial desta folha não se fez de rogado ao propor ao chefe do Executivo metas concretas para a solução dos problemas que a Cidade enfrenta. Para tanto, defendemos uma união das forças vivas em torno dos objetivos, desde que o prefeito municipal abrisse o leque de alternativas para que a população pudesse opinar. Acreditamos, assim, que as dificuldades ficariam minimizadas diante da crise mais grave, que é justamente a falta de dinheiro nas burras municipais.

Não deu certo. Infelizmente, Taquaritinga viva uma crise político-partidária sem precedentes, criando-se mesmo um hiato administrativo no governo Mársico/Coelho da Rocha, por conta da falta de habilidade política de seus mentores. A situação chegou a tal ponto de se perguntar: se o prefeito Vanderlei renunciasse será que seu vice, Luiz Fernando, assumiria a cadeira vaga? É pouco provável. Alguns assessores blindaram o chefe do Executivo, o colocaram numa redoma inquebrantável, da qual ele só sai a fórceps. Não é mais adequado para quem exerce um cargo público.

O alcaide – como empresário que é – tem que se tornar uma força popular e não meter os pés pelas mãos como costuma fazer nos embates políticos. Inúmeras frases costumam definir com clareza esse anedotário brasileiro. Por exemplo: o bom cabrito não berra, macaco esperto não mete a mão em cumbuca, se grito resolvesse porco não morria. Acreditávamos do fundo d’alma que o Nossa Palavra da semana passada encontraria eco nas hostes governistas , pelo menos calaria fundo as palavras reflexivas em quem é apenas passageiro no poder. Não foi.  Quem ligou o rádio na manhã de segunda-feira já decepcionado com o insucesso da seleção brasileira na Copa, espantou-se com o bafafá que algumas palavras do prefeito municipal criaram entre dois vereadores que se dizem oposição no nosso já tenso cenário político tupiniquim.

Ambos, é claro, deveriam dar tempo ao tempo para que o chefe do Executivo pudesse externar sua ideia e opinião. O tumulto foi inevitável para quem já está com seu pensamento formado. Não era esse o diálogo a que nos propusemos na semana que passou, já que sabemos que o prefeito Vanderlei não é de dar a mão à palmatória àquele que não lhe apetece. Pelo menos esperávamos que vereadores não abrissem mão da prerrogativa de defender o cidadão comum, como estão abrindo em favor de vaidades particulares em detrimento do bem-estar geral da comunidade. Nada mais errado. O Legislativo é o bastião que sustenta o processo democrático em pé e por ele devemos lutar.

Ao criar um clima de confronto entre a Prefeitura e a Câmara, essa política taquaritinguense retrocede milhares de passos ao leito provinciano e  subdesenvolvido do pensamento do começo do século e ameaça as conquistas já alcançadas pelos nossos antepassados nesta Terra de Ribeirãozinho. A mentalidade atrasada do “quanto pior, melhor” não combina com o desenvolvimentismo pregado aos quatro ventos pelo atual prefeito e, para tanto, como já sugerimos, o diálogo é o melhor remédio. Desde que o alcaide não feche os ouvidos.

Entretanto, leitores e leitoras, não é o que parece. O chefe do Executivo está irredutível quanto às discussões e promete não levar avante as críticas (algumas maldosas, é certo) senão pela Justiça. Infelizmente, a maioria delas resvalam pela política partidária e caem  na ribanceira dos fuxicos inconseqüentes das redes sociais. Não podemos prosseguir nessa tumultuada estrada perigosa das hipóteses. Em outras cidades, é perceptível as brigas políticas acabam assim que as eleições terminam. Precisamos seguir essas regras. Já está na hora.

Ou será que os nossos propósitos de pacificação dos ânimos deram xabu?

Compartilhe esta notícia: