Paes: 20 anos sem nosso maior poeta

Compartilhe esta notícia:

 

Concurso Literário terá edição especial

José Paulo Paes foi um poeta, tradutor, ensaísta, e crítico literário brasileiro. Nasceu em Taquaritinga/SP, no dia 22 de julho de 1926, e faleceu em 9 de outubro de 1998, em São Paulo. Filho do português Paulo Artur Paes da Silva e de Diva Guimarães, foi criado na casa do avô materno J. V. Guimarães, livreiro e tipógrafo, que lhe passou o interesse pela leitura.

Estudou Química Industrial antes de se dedicar à literatura, se mudou para Curitiba, em 1944, onde frequentou os círculos literários do Café Belas Letras e atuou como colaborador na revista “Joaquim”, editada pela escritor Dalton Trevisan.

“Taquaritinga é uma cidade privilegiada, temos inúmeros artistas de qualidade em todas as áreas e, na Literatura, José Paulo Paes é nosso grande expoente”, disse a secretária municipal da Educação, professora Neide Salvagni.

Em memória dos 20 anos de seu falecimento, a Secretaria Municipal da Educação e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo preparam uma Edição Especial do tradicional Concurso Literário que leva seu nome.

“José Paulo Paes deve ser referenciado sempre, além de poeta, é reconhecido internacionalmente como grande tradutor”, lembrou Thiago Duarte, secretário municipal da Cultura.

A biblioteca de Taquaritinga, provisoriamente instalada na praça Dr. Horácio Ramalho, e que deverá fazer parte do Centro Cultural do Cine São Pedro, é denominada “Biblioteca Municipal José Paulo Paes”.

Compartilhe esta notícia: