Oficina de Iniciação ao Fazer Teatral recebe título de utilidade pública municipal

Compartilhe esta notícia:

A Oficina de Iniciação ao Fazer Teatral recebeu na última segunda-feira, 11 de junho, através de um Projeto de Lei de autoria do vereador Denis Machado, o pedido de utilidade pública municipal. O projeto foi apreciado pelos vereadores e aprovado por unanimidade. O professor Marcelo Rosa, presidente da Oficina, esteve presente juntamente com alunos e ex-alunos do projeto, assim como membros da diretoria da associação.

“Foram cinco anos de muito trabalho para democratizar o acesso ao teatro, e trabalhar nesse contexto com centenas de jovens foi exaustivo, temos muita história e ganhamos muita experiência”, explicou o professor Marcelo Rosa.

O projeto Oficina de Iniciação ao Fazer Teatral, foi o primeiro na cidade a trabalhar teatro de inclusão em parceria com APAE, teatro com a melhor idade em parceria com Centro de Convivência do Idoso, o primeiro projeto a levar a cultura aos distritos de Guariroba, Jurupema e Vila Negri. Além de fezer parceria com o Lar São João Bosco, na que as crianças tiveram aulas de teatro de custo para instituição. Atualmente desenvolve parceria com o Cras do Jardim Micali, tendo duas turmas de teatro funcionando neste espaço.

Marcelo Rosa afirma ainda que “uma oficina de teatro ganhar um pedido de utilidade pública é algo único na região talvez no estado de São Paulo, é comum projeto que trabalha diversidade de ações ganharem, mais um que se dedica só a teatro não vi ainda, mostrando que Taquaritinga tem sim traços progressistas, como professor, agora pretendo me dedicar a mostra infantil das crianças; são sete espetáculos até dezembro, como presidente da Associação estabeleci um plano de metas para os próximos cincos anos e vamos trabalhar nesse sentido”.

O projeto também já participou de vários festivais de teatro tendo ganhado prêmios e menções honrosas, realizar intervenções culturais com entidades públicas e privadas levando espetáculos teatrais à comunidade. Além de abrir a portas para intervenções culturais para artistas locais e da região, e mesmo há mais de dois anos sem aporte financeiro tem mantido as 100 vagas para crianças e adolescentes fazerem teatro.

 

Compartilhe esta notícia: