Orquestra de Câmara da ETAM realiza apresentação na sede do Legislativo

Na noite de quarta-feira (13/6), a Escola Técnica de Artes Municipal Santa Cecília (Etam) promoveu a primeira apresentação pública da Orquestra de Câmara de Taquaritinga, na sede do Legislativo local. O espetáculo faz parte da série de eventos em homenagem ao Sesquicentenário de fundação de nossa cidade.

A orquestra da Etam faz parte do Projeto Orquestrando São Paulo, do Serviço Social da Indústria do Estado de São Paulo (SESI/SP). O projeto visa contribuir com a democratização da música erudita por todo o Estado de São Paulo, por meio da capacitação técnica e artística, gratuita, a músicos que tenham interesse em trabalhar como regentes e agentes de difusão cultural.

A ideia do projeto nasceu do brilhante maestro João Carlos Martins, principal nome da música erudita brasileira na atualidade e considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach do mundo, João Carlos Martins teve que abandonar a carreira de pianista e partiu para a regência, devido a problemas físicos.

Saiba mais:  Contra o José Bonifácio, CAT tem mais uma decisão no domingo

“No final do projeto, a nossa Orquestra de Câmara de Taquaritinga receberá o selo do SESI e deverá ser transformada em Orquestra Bachiana Filarmônica de Taquaritinga”, explicou Roseli Januzzi Sales, diretora da Etam.

A ideia do Projeto Orquestrando São Paulo evoluiu para o Projeto Orquestrando o Brasil, com o apoio da Fundação Banco do Brasil e do próprio banco, e pretende integrar 5 mil músicos por todo o País.