Penalidade mais rígida no trânsito completa um mês com diminuição de condutores autuados em flagrante em Taquaritinga (SP)

Compartilhe esta notícia:

Desde que a Lei 13.546/2017, sancionada em 19 de dezembro de 2017 pelo atual presidente do Brasil, passou a vigorar em todo o território nacional, os motoristas que praticarem crimes ao volante serão submetidos a punições mais rigorosas.

A nova norma, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e passou a valer desde o dia 18 de junho do ano corrente, prevê uma pena maior para os condutores que provocarem lesões graves ou gravíssimas enquanto estiverem dirigindo sob o efeito de álcool ou qualquer outra substância alucinógena. Basicamente, as mudanças acometem em infrações que, comprovadamente, se colocam a vida em risco.

Completado um mês de vigência das novas regras no dia 18 de abril, já é possível notar uma conscientização maior por parte dos motoristas em nossa Cidade. Em Taquaritinga (SP), com base nos dados oferecidos pela Polícia Militar, o número de condutores submetidos ao teste do bafômetro caiu de 15 para 11, em comparação ao período de 17 de abril a 23 de maio de 2017, com o mesmo intervalo de tempo neste ano.

Ainda segundo as informações obtidas, houve queda em autuações de flagrantes a condutores alcoolizados. O número, que era de 5 motoristas penalizados no período mencionado anteriormente, referente ao ano passado, caiu para 4 após a lei vigorar.

Nada pode ser mais fatal no trânsito que a associação de bebidas alcoólicas com a direção automobilística. No Brasil, quase 52 mil pessoas se acidentaram em 2017, registrando um aumento de 23% em relação a 2015, ocupando assim, o quarto lugar no ranking dos países que mais sofrem com a violência nas estradas. Nos últimos cinco anos, foram 210 mil mortes, segundo o levantamento feito pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Os motivos mais recorrentes são, além de embriaguez, ultrapassagens em locais indevidos e excesso de velocidade.

Compartilhe esta notícia: