Igreja Católica ensina: Por que maio é um mês dedicado, de modo especial, à devoção mariana?

Compartilhe esta notícia:

Um dos motivos está relacionado às estações do ano e ao clima do hemisfério Norte: depois das severas geadas e neves do inverno , irrompem novas folhagens e verdes gramados da primavera, e, nesse mês, chegam ao fim os ventos e as chuvas violentas.

Em outras palavras, é porque as árvores e os jardins surgem floridos, os dias tornam-se mais longos, pois o sol nasce mais cedo e se põe mais tarde. Essa alegria de natureza na primavera, é um sinal marcante da Igreja em sua relação com Nossa Senhora.

Uma segunda razão é mais litúrgica: festas de grande importância e de caráter alegre estão no mês de maio. As festa da Ascensão do Senhor, de Pentecostes, da Santíssima Trindade e de Corpus Christi são quase sempre em maio.

Ao dedicar esse mês à devoção mariana, associamos Maria aos mistérios de Cristo e da Igreja, pois, na sua relação com Cristo, Maria é mãe e discípula e, na sua relação com a Igreja, é mãe e mestra. Por isso, a Igreja, depois do Concílio Vaticano II, apresentou de maneira insistente Maria como “tipo e modelo da Igreja”.

Ou seja, devemos nos esforçar para ser o que Maria já é.

Compartilhe esta notícia: