Artigo: Violência contra idosos

Compartilhe esta notícia:

Welson Gasparini*

Qualquer tipo de violência – principalmente contra crianças, mulheres ou idosos – é inadmissível!  Quem agride criança, mulher ou idoso, usando de força física, é, acima de tudo, um covarde, não merecendo, sequer, pela desumanidade do seu ato, a condição de ser humano.  Por isto mesmo, em pronunciamento recente na tribuna da ALESP, eu destaquei a importância das entidades sociais e dos poderes públicos se programarem  para o  atendimento das pessoas idosas.

Aproveitei para ressaltar – com base em publicação do jornal TRIBUNA, de Ribeirão Preto – a iniciativa do Lar Padre Euclides – preparando-se para comemorar, em 2019, o seu primeiro centenário – em lançar, no último dia 14 de maio, em sua sede, na Av. Saudade, 1577, nos Campos Elíseos, em Ribeirão Preto, o Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa da Alta Mogiana. Esse projeto visa atender a população mais velha, vítima da violência e, ao mesmo tempo, busca ferramentas de melhoria na qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos, através do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. Serão oferecidas mil vagas entre oficinas de informática, dança e educação física para idosos, em diversos pontos da cidade.

O envelhecimento da população – é um fato – vem forçando soluções para a problemática social gerada pelo despreparo da sociedade e de suas políticas para conter a radicalização da violência contra a pessoa idosa. Embora tenha aumentado a expectativa e consequente qualidade de vida da população, seus benefícios ainda não alcançam grande parte das pessoas devido a desigualdade social e desinformação existente no País. Por isso, uma das vertentes do projeto é a promoção do empoderamento da pessoa idosa, assim como a disseminação dos direitos dessa população.

A iniciativa é um convênio entre a instituição e o governo federal, através do Ministério dos Direitos Humanos. O núcleo já está atendendo a população desde o início do mês, porém, a partir do último dia 14, quando aconteceu uma solenidade de abertura para a sociedade civil e o poder público, duas salas daquele Lar foram destinadas ao atendimento da pessoa idosa e seus familiares, com oferta de serviços como atendimentos psicológicos, terapêuticos, orientação jurídica, entre outros especializados.

Esse um projeto, por ser pioneiro, poderá se transformar num divisor de águas no tratamento da população com a pessoa idosa, além de melhorar suas condições de vida através da orientação de amigos, parentes e da população em geral sobre os  direitos dos idosos.

A população de idosos em Ribeirão Preto, eis outro dado relevante, cresceu quase três vezes mais do que a população total e deu um salto de 78% em 15 anos. Já o número de denúncias sobre violências aos idosos, numa cidade com 682.302 habitantes, vem crescendo ano a ano. Foram 132 denúncias em 2013 e 331 denúncias em 2016; já na região metropolitana, composta por 34 cidades, a situação não é diferente.

Parabenizo, portanto, o  Lar Padre Euclides, seus diretores e integrantes da diretoria por esta iniciativa bastante significativa; verdadeiro exemplo a exemplo a ser seguido por outras entidades e, principalmente, pelos poderes públicos, que devem voltar os seus olhos e  suas administrações para a  proteção aos idosos em geral, dando-lhes atenções e cuidados especiais!!!

*deputado estadual, professor, advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto.

Compartilhe esta notícia: