10 hábitos de sucesso para estudar para o ENEM a partir de agora

Compartilhe esta notícia:

Como se preparar para o ENEM 2018: confira 10 dicas para se organizar.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2018) acontecerá nos dias 4 e 11 de novembro, mas as inscrições começam agora – entre os dias 7 e 18 de maio. Para quem deseja tentar uma vaga nas principais universidades públicas e privadas do País, chegou a hora de intensificar a rotina de estudos e começar a se preparar para os dois dias de prova, com planejamento e calma. Os professores do maior portal de ensino a distância com foco no ENEM, o ProEnem, separaram 10 dicas para ajudar os estudantes a aproveitar melhor as horas de estudo.

Organização – O primeiro passo começa antes mesmo de você abrir o caderno: organizar-se. Separe um ambiente tranquilo para estudar em casa ou peça ajuda à família na hora do estudo. Vale a pena pedir mais silêncio ou mesmo reservar um cômodo só para você durante o período de concentração – as interrupções diminuem o tempo de estudo e prejudicam a memorização do conteúdo. Além disso, abrem espaço para um grande inimigo dos estudantes: a procrastinação.

Cursos Online – Uma das principais ferramentas de estudo de quem estuda em casa são os cursos preparatórios online. Além da praticidade de acompanhar as aulas em qualquer horário e das apostilas com conteúdo atualizado e específico para o ENEM, as plataformas de ensino online são mais acessíveis, e os resultados, assim como nos cursos presenciais, dependem principalmente do empenho dos estudantes. No entanto, é importante pesquisar antes de contratar o serviço; é preciso conhecer os reais resultados de aprovação de cada um e não se basear apenas na publicidade que todos fazem.

Leia os comentários – Assim como você, vários outros estudantes buscam os cursos online e eles serão como os seus colegas de classe, portanto escute o que eles têm a dizer. Vale a pena ler os comentários dos vídeos publicados, para não perder tempo com apresentações que nada vão acrescentar na sua rotina de estudos ou mesmo para acompanhar dicas ou reflexões dos outros estudantes que poderão ajudá-lo a se preparar para a prova.

Aula chata – Se o conteúdo é bom, mas a aula é chata, avalie se terá motivação para passar o ano aprendendo daquela maneira ou se é melhor buscar algo mais dinâmico. A preparação para a prova é um processo estressante e exige que o estudante se aplique. Por isso, o mais importante é encontrar o seu método de estudo – que o manterá motivado a estudar até o dia da prova. O segredo é a consistência.

Animação demais – Se a aula é muito animada, mas você não entende o conteúdo, é melhor buscar outra metodologia, por mais divertido que o professor seja. Essa é uma armadilha comum nos cursinhos preparatórios – aulas-show, mas sem didática. A motivação para continuar estudando está em aprender e melhorar o desempenho na prova, mantendo o foco nos resultados.

Escolha um – Hoje há uma grande oferta de videoaulas no YouTube, por isso vale a pena acompanhar o conteúdo de diversos canais para complementar a formação. No entanto, é importante escolher e assinar um dos cursos preparatórios disponíveis para ter acesso a todas as matérias e ao material pedagógico. As aulas gratuitas são importantes para revisar o conteúdo ou buscar uma nova opinião sobre o mesmo tema, mas não são a base da rotina de estudos. O ProEnem oferece aulas gratuitas em seu site www.proenem.com.br.

Não estude – A atenção é um recurso esgotável. Assim como um músculo, a nossa concentração, após um longo período de utilização, fica fatigada. Por isso, é importante criar uma rotina de estudos que leve em conta um tempo de lazer. É nesses momentos de relaxamento que o cérebro organiza aquilo que aprendeu e fixa o conteúdo na memória.

Anote – Com a facilidade de assistir às aulas pelo computador, muitos estudantes apenas acompanham a matéria sem fazer anotações ou apenas com prints da tela. A aula não é um filme, por isso é importante comprar um caderno e anotar o conteúdo – assim como nas escolas presenciais. Lembrando que: A redação é parte importante da prova e, quanto mais se escreve, melhor se tornar a sua técnica de escrita.

Faça amigos – Busque conhecer outros estudantes que têm o mesmo objetivo, seja para trocar informações ou mesmo combinar para revisar o conteúdo juntos. Afaste-se momentaneamente de amigos que não estão com o mesmo interesse.

Pratique – Na internet, é fácil encontrar provas e gabaritos antigos, portanto refaça-os. Coloque em prática o conteúdo aprendido, faça exercícios e simulados. Essa é uma maneira de acompanhar o seu desempenho e observar onde é necessário reforço. Uma dica: Não se assuste com os resultados e nem desanime; leve os simulados como uma oportunidade para ajustar o estudo antes do grande dia.

Compartilhe esta notícia: