Nossa Palavra: Nós te queremos assim bem forte

Compartilhe esta notícia:

O prefeito Vanderlei Mársico, em seu programa radiofônico de sábado (14), lançou mão de alguns artifícios (quase os mesmos usados pelo ex-prefeito Paulo Delgado) sobre o amor dele a Taquaritinga. O amor do chefe do Executivo em relação á Cidade, todavia, não é maior que o amor da população (grande parte dela, pelo menos). Por mais que o alcaide tenha esse apreço pela terra em que viu nascer, as boas ações não podem parar aí. Está cheio de maus taquaritinguenses nascidos aqui e que não tem nenhuma intenção de vê-la prosperar. Às vezes, ponderemos, são aqueles que vêm de outras regiões que ajudam nosso crescimento e conquistas.

Temos exemplos de sobra para comprovar essa hipótese. Nem sempre uma pessoa taquaritinguense da gema, por exemplo, tem esse tanto de amor pra dar quanto um forasteiro que veio de longe. Pelo tanto que Mársico já investiu na formação do Município, acreditamos mesmo na sua paixão pela Cidade. Só que sempre é bom lembrar: o amor privado não é o mesmo que o público. O  amor público é diferente, é quase platônico. Você tem que dar conta da administração, mesmo que não possa sustentá-la. Como no mundo das fadas, os castelos de areia desmontam facilmente a qualquer chuvisco não forem devidamente planejados.

O setor público tem surpresas (a maioria desagradáveis), mas a sensação do dever cumprido é muito maior que o particular. Já avisávamos durante a campanha eleitoral: não é por conta que o atual prefeito é bem sucedido em suas empresas que certamente vai sê-lo na  vida  pública municipal. Não o é. O chefe do Executivo pouco tem a acrescentar aos prefeitos que passaram, aqueles que por aqui passaram nos últimos 50 anos. Apesar de entrar de sola logo no começo da partida, prometendo mundos e fundos, uma cidade futurista de primeiro mundo, Mársico deu de cara com as temidas e morosas licitações.

Hoje, o prefeito de Taquaritinga reconhece a diferença e chega até a pedir desculpas. O privado, realmente, difere do público em  espirais inflacionárias, mas ficou aquele estigma que o chefe do Executivo não consegue apagar. Foram tantas promessas que o alcaide acreditou colocar em prática e não o fez que perdeu de uma hora para outra toda credibilidade que conquistou em campanha. Fora bom trabalho realizado pela equipe administrativa do Senhor José Paulo Delgado Júnior nos oito anos de gestão, cuja turma foi reaproveitada por Mársico, com consentimento do próprio Paulo.

Estranhamente, ao contrário do ex-prefeito Fúlvio Zuppani que tem explicado alguns assuntos controversos em sua administração, ex-prefeito Paulo Delgado vem se calando como uma sepultura sobre os temas que foram polemizados em sua gestão. Seria de bom alvitre e de todo salutar para a política municipal que Delgado se manifestasse publicamente sobre essas questões que não querem se calar na memória popular. Certo, porém, que hoje o atual prefeito Vanderlei aponta apenas erros do governo Zuppani, passando por cima dos de Delgado, que ele tanto criticou quando foi vereador e presidente da Câmara. A história um dia, com certeza, vai julgar tudo isso.

Independente da quantidade de amor que cada um tem por Taquaritinga, o próximo chefe do Executivo, que não será nenhum desses cujas fotos vêm aparecendo nos horizontes, deve administrar uma Cidade acima das picuinhas e dos desmancha-prazeres, com mais democracia e menos revanchismo, porque o Município deve estar em pé de igualdade com sua população, já que de nada adiante uma Cidade gigante com pés de barro. Um só coração é o dístico que nos norteia.

Compartilhe esta notícia: