Nesta terça-feira começa o Outono, com temperaturas mais amenas

Compartilhe esta notícia:

Em algumas espécies de árvores, há queda das folhas e dos frutos

O outono, que tem início nesta terça-feira (20) é uma das quatro estações do ano e representa a transição entre o verão e o inverno. Por isso, apresenta características que assemelham ao verão e ao inverno. O equinócio de outono é o responsável pelo início da estação . Nesse período, a Terra se encontra totalmente iluminada pelos raios solares entre os hemisférios Norte (outono boreal) e Sul (outono austral). Essa situação resulta em dias e noites com durações iguais

No Brasil, as mudanças de temperatura e na umidade relativa do ar ocorrem devido sua localização entre a zona do Trópico de Capricórnio ao sul e pela Linha do Equador ao norte. Isso faz também com o outono brasileiro não seja sentido em todas as regiões do país. As principais características do outono são percebidas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Em regiões serranas e no sul do Brasil as temperaturas caem de modo acentuado, sendo possível até nevar.

Características – As principais características do outono são:

  • Os dias tornam-se cada vez mais curtos em relação às noites
  • Temperaturas amenas
  • Queda das folhas e frutos, em algumas espécies de árvores
  • Mudanças bruscas de temperatura
  • Queda da umidade relativa do ar
  • Diminuição dos períodos de chuva
  • Aumento da ocorrência de ventos e nevoeiros.

O outono também é conhecido como o período de colheitas, porque é o momento em que se inicia a queda das folhas e frutos.

Isso ocorre por conta da estratégia de sobrevivência das plantas. Ao perderem as folhas, elas podem poupar energia e se proteger do inverno que se aproxima.

Compartilhe esta notícia: