Prevenção e Combate a Incêndios Florestais

Compartilhe esta notícia:

Taquaritinga quer medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.

Na semana passada, a Diretoria do Meio Ambiente de Taquaritinga promoveu um encontro com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Coordenadoria de Fiscalização Ambiental, Corpo de Bombeiros, CETESB e COPLANA, para tratar do Sistema Estadual de prevenção e Combate a Incêndios Florestais, conhecido como Operação Corta Fogo.

O programa é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e envolve a ação de diversos órgãos públicos. A Operação Corta-Fogo está dividida em quatro programas integrados e complementares.

Prevenção: ações para a redução de riscos de incêndios florestais, com campanhas informativas e redução das fontes propagadoras de fogo.

Controle: ações para disciplinar, monitorar e fiscalizar o emprego do fogo na “queima controlada”, bem como a emissão de licenças e autorizações.

Monitoramento: promove o acompanhamento dos focos de incêndios e queimadas e as condições climáticas que favoreçam o aumento do risco de fogo.

Combate: várias atividades destinadas a planejar, integrar e executar ações de combate a incêndios florestais, como também, treinar brigadas municipais e das unidades de conservação.

Pelo Corpo de Bombeiros participaram  o comandante da Base Carlos André Perez Mazzei, Rubem Gonzaga e Renato Corbi; pela COPLANA, os engenheiros agrônomos Guilherme Pongeluppi Patti, Rodrigo Soares da Costa e Thaís Meirelles Silva; da Unesp, vieram as pesquisadoras Tereza Cristina Pissari e Renata Cristina Araújo Costa e a funcionária Izilda Maria de Carvalho Máximo; a CETESB foi representada pelo gerente regional Davi Faleiro e pela técnica Thales Rissi; pela Prefeitura de Taquaritinga estavam o secretário de Serviços Municipais Jorge Gibertoni, o diretor do Departamento de Meio Ambientew, Rodrigo Pedro de Abreu e o estagiário Ricardo Anselmo Lui; e pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Coordenadoria de Fiscalização Ambiental, os técnicos Rafael Frigerio e Sérgio Murilo D’Arruiz Santana.

As ações do Corta Fogo fazem parte do projeto de Taquaritinga de ser certificada como “Município Verde Azul”, do governo do Estado de São Paulo, que tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a valorização da agenda ambiental dos municípios.

Compartilhe esta notícia: