Mudanças: Está autorizada a inscrição de atletas com mais de 23 anos no Paulista da 4ª Divisão

Compartilhe esta notícia:

Assim como as demais equipes, CAT vem treinando com elenco Sub-23.

Os últimos 30 dias de preparação antes da estreia no Campeonato Paulista Segunda Divisão, marcada para 8 de abril, começam com uma mudança radical para as 40 agremiações envolvidas no torneio, entre elas o Clube Atlético Taquaritinga (CAT). Na noite da segunda-feira (5), uma decisão judicial derrubou o Artigo 21, que mencionava que “os clubes [somente] poderão utilizar atletas nascidos a partir de 1995”, tornando ilimitada a idade para a prática da competição.

Em outras palavras, as equipes participantes poderão inscrever quantos jogadores quiserem com mais de 23 anos, desde que respeitado o limite máximo de 26 jogadores por time. Anteriormente, somente atletas Sub-23 estavam aptos à prática da Quarta Divisão do estadual paulista para a edição de 2018.

Em nota, a própria Federação Paulista de Futebol (FPF) confirmou que “Todo e qualquer atleta profissional de futebol vinculado ao clube, com capacidade de jogo, independentemente da idade ou ano de nascimento, poderá ser licitamente inscrito, sem que o atleta ou o clube possam sofrer qualquer sanção que os prejudique”. No mesmo comunicado, a entidade também renomeia o torneio como Campeonato Paulista de Futebol Profissional Segunda Divisão.

A notícia chega como uma surpresa para participantes como o Clube Atlético Taquaritinga que se preparava com um elenco exclusivamente Sub-23 há três semanas.

Vale lembrar que o imbróglio envolvendo atletas acima dos 23 anos de idade não ocorre pela primeira vez na história recente da Quarta Divisão. Nos últimos anos, o ingresso de três jogadores com idade superior era permitido por jogo, mas, em 2017, esta possibilidade foi cassada e os 29 clubes participantes, à época, precisaram-se adequar com urgência. Na ocasião, o Manthiqueira de Guaratinguetá acabou sendo campeão, com o EC São Bernardo também conquistando o acesso pelo vice-campeonato.

Compartilhe esta notícia: