Coordenadora do NAT da Uniara indica destinos em celebração ao Dia do Turismo Ecológico

Compartilhe esta notícia:

Sugestões abrangem cidades dentro do estado de São Paulo

Para celebrar o Dia do Turismo Ecológico, comemorado nesta quinta-feira, dia 1º de março, a coordenadora do Núcleo de Atividades Turísticas – NAT da Universidade de Araraquara – Uniara, e do Curso Técnico em Guia de Turismo do Instituto de Educação São Bento, ligado à instituição, Nádia Pizzolitto, dá dicas de destinos que contam com esse tipo de atividade, dentro do estado de São Paulo, especialmente para aqueles que pensam que o turismo ecológico só existe em Brotas ou Analândia.

“Temos várias cidades com forte apelo a essa atividade, que também se associa ao turismo verde, ao rural, ao de aventura e ao agroturismo. Quando falamos sobre atividade turística, uma não exclui a outra, muito pelo contrário, somamos e, assim, o turista pode aproveitar todas as experiências possíveis”, comenta a docente.

Um local recomendado por ela é Boituva, que fica a aproximadamente 230 quilômetros de Araraquara. “A cidade é muito conhecida pelos paraquedistas e amantes do balonismo, tanto que, de acordo com o Governo do Estado de São Paulo, é conhecida como a ‘Capital do Paraquedismo’, pois lá existe o Centro Nacional de Paraquedismo. No estado, várias cidades oferecem a opção de voar de balão, mas sem dúvida, a de mais destaque é Boituva”, sugere.

Outra atração da cidade mencionada pela professora é o Parque Ecológico Eugênio Walter, “com mais de trinta espécies de animais nos seus 136 mil metros quadrados”. “Lá dentro tem uma área verde de preservação com mananciais naturais e vegetação típica da Mata Atlântica.  O Ibama o cadastrou como zoológico, e assim recebe animais apreendidos pelo tráfico ou machucados. Além disso, é um centro de reprodução de aves e conta com mais de cem espécies catalogadas”, detalha.

Outra cidade indicada por Nádia é Águas de São Pedro, localizada a aproximadamente 145 quilômetros de Araraquara. “A maioria das pessoas pensa que lá é só calmaria, mas não. Além dos atrativos mais conhecidos como os banhos, o uso das águas para cuidados terapêuticos e os usos medicinais, temos também o lado aventureiro, que explora o turismo ecológico e de aventura: no Parque Municipal Dr. Octavio Moura Andrade existe a oferta do arborismo, uma atividade realizada em um circuito composto por diversos obstáculos estruturados próximos às copas das árvores, e tem também a tirolesa”, destaca.

Já no mini horto, ela relata que, em uma área verde de catorze mil metros quadrados, encontram-se trilhas e lagos. “Lá também existe um viveiro de destaque, com mais de cinco mil mudas de plantas e, fazendo a associação com outro tipo de atividade turística, é lá que termina a peregrinação conhecida como Caminho do Sol, trajeto de mais de duzentos quilômetros que se inicia em Santana do Parnaíba”, diz.

Uma outra dica dada pela coordenadora, ainda em Águas de São Pedro, é a Represa das Palmeiras, “que contém um lago artificial, o que proporciona um visual lindo para o pôr do sol da cidade”.  “Além disso, pode-se pescar e observar aves, e os caiaques estão constantemente disponíveis. Atividades como rafting e passeios de boia também são comercializados por lá, e há turistas mais aventureiros que apreciam caminhar pelos espaços naturais e se deparam com lindos cenários, de modo que podem, assim, usufruir da área verde local”, completa.

Mais próxima a Araraquara, ela menciona Itirapina, a aproximadamente 78 quilômetros. Segundo Nádia, o município tem despontado como destino de ecoturismo. “Integrante do Circuito Turístico da Serra do Itaqueri, são mais de vinte cachoeiras e quedas d´águas. O Morro do Fogão proporciona uma vista deslumbrante e, ao entardecer, ele ganha um brilho mais especial. Também tem o Parque Mirante das Águas, um complexo turístico que abriga três cachoeiras: Monjolinho, indicada para banho, Ferradura e Saltão, essa última mais famosa, sendo as duas para contemplação. E não se pode deixar de citar a Represa do Broa que, agora, também um diferencial: o Broa Golf Resort, que oferece a prática do golfe”, aponta.

O último destino listado pela coordenadora, ainda mais perto da Morada do Sol, é Bueno de Andrada. “Lá não tem só coxinha. São muitos recursos naturais existentes. Os ciclistas conhecem bem o caminho e os atrativos que encantam os amantes da natureza. São muitas belezas a serem descobertas. Para quem gosta de se aventurar, temos cachoeiras, rio e cenários lindos”, garante.

Nádia lembra que o turismo ecológico é conhecido pelo contato com a natureza. “De acordo com o conceito, é realizado de forma sustentável, preservando ao máximo o patrimônio natural. Por meio dessa atividade, é possível conscientizar turistas, excursionistas e visitantes em relação ao meio ambiente, além de promover uma maior qualidade de vida aos envolvidos”, finaliza.

Compartilhe esta notícia: