23 de fevereiro:  Aniversário do Rotary, 113 anos!

Compartilhe esta notícia:

O Rotary nasceu no início do século passado, em Chicago, nos Estados Unidos, por inspiração do jovem advogado Paul Percy Harris que, em sua solidão, percebeu a urgente necessidade das pessoas de fazerem amigos que se ajudassem mutuamente.

Certa noite, após o jantar na casa de um amigo, Paul Harris foi apresentado aos vizinhos e pôde constatar que as amizades existentes eram exclusivamente profissionais. Percebeu então, que podia transformar alguns de seus clientes em verdadeiros amigos. Dedicou-se a um estudo analítico da “vida dos negócios” e resolveu fundar um clube de homens de negócios e profissionais, para desenvolverem entre si relações de companheirismo e amizade.

Convidou três de seus clientes: Gustavus Loerh, engenheiro de minas, Hirarn Shorem, alfaiate, e Silvester Schiele, comerciante de carvão, para, com ele próprio, serem os fundadores do clube. Reuniram-se pela primeira vez no escritório de Schiele e decidiram que o quadro social do clube seria composto por uma pessoa de cada ramo de negócio ou profissão evitando, assim, concorrência entre os seus membros.

Em 23 de fevereiro de 1905, realizou-se a primeira reunião e a instalação do Rotary Club de Chicago, sendo eleito para presidente, Silvester Schiele. Em 1907, Paul Harris foi eleito presidente do clube e sua principal meta de trabalho foi desenvolver o quadro social e estender o movimento rotário a outras cidades, dirigindo-o à prestação de serviços à comunidade.

Este foi o humilde começo da primeira organização internacional de serviços humanitários que hoje inclui mais de 1,2 milhão de associados e 35.000 clubes, em mais de 200 países e áreas geográficas em todo o mundo.

No Brasil, o Rotary Club do Rio de Janeiro foi o primeiro a ser fundado, na data de 15 de dezembro de 1917. A partir daí o movimento rotariano continuou crescendo no país. Hoje, são mais de 54.000 rotarianos e 2.300 clubes.

O objetivo do Rotary é estimular o ideal de servir como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:

1) O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir.

2) O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional.

3) A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um em sua vida pública e privada.

4) A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

Juntos, agimos para fornecer água limpa, criamos acesso à educação, evitamos doenças, promovemos a paz e melhoramos nossas comunidades ao redor do mundo. Nós somos o Rotary. Juntos, nós fazemos a diferença!

Um forte abraço a cada membro da família rotária de nosso Distrito!

Jorge Luiz Toledo

Governador Distrital 2017-18

Distrito 4540

 

Flavia Cristina Nascimento

Coordenadora das Casas da Amizade

Distrito 4540

Compartilhe esta notícia: