Seis dicas de como manter os pets seguros durante a queima de fogos do réveillon

Compartilhe esta notícia:

As festas de final de ano podem não ser assim tão legais para nossos amigos pets. Os animais de estimação tendem a se assustar e mudar radicalmente o comportamento por conta dos barulhos de fogos e rojões, comuns nesse período.

Para amenizar esse medo, ansiedade e irritabilidade de cães e gatos, veterinários dão algumas dicas, entre elas Técnicas de adestramento, uso de medicamentos e coadjuvantes terapêuticos, como os florais, podem ajudar a aliviar o estresse, mas faz-se necessário uma consulta com um profissional especializado que ajudará a identificar o melhor tratamento para o animal.
Veja abaixo seis maneiras de como agir durante este período:

1 – Acomode o pet em um local da casa onde possa mantê-lo em segurança e que tenha o menor ruído possível.

2 – Não deixe o cão preso em correntes na hora dos fogos, na hora do pânico ele pode se machucar.

3 – Mantenha portas e janelas trancadas, evitando que o animal fuja e até mesmo se perca. Se morar em apartamento, verifique se as telas de proteção estão firmes.

4 – Tape os ouvidos do animal com um chumaço de algodão parafinado (hidróbo). Não se esqueça de retirá-los assim que o barulho cessar, já que podem causar infecções caso fiquem por muito tempo.

5 – Existe uma técnica chamada de ttouch, que consiste em atar o cão com um pano para que a circulação sanguínea do corpo do animal seja estimulada, diminuindo assim as tensões e a irritabilidade

6 – Nunca deixe o pet sozinho nesses momentos de pânico e medo. A companhia do dono ajuda a passar mais segurança e amenizar esses momentos ruins.

 

Compartilhe esta notícia: