Taxa global de homicídios aumenta pela primeira vez em dez anos

Compartilhe esta notícia:

Pelo menos 560 mil pessoas perderam a vida de forma violenta em 2016

A taxa global de homicídios aumentou pela primeira vez em mais de uma década, de acordo com nova pesquisa divulgada nesta quinta-feira (7) pela Small Arms Survey — organização que compila evidências sobre violência armada e conflitos relacionados a armas de pequeno porte.

O estudo revela que 385 mil pessoas foram vítimas de homicídios ao redor do mundo em 2016 — um aumento de 8 mil em relação a 2015. O número de assassinatos cresceu especialmente na Jamaica e na Venezuela. Segundo a Small Arms Survey, ao todo — incluindo as mortes de guerra —, 560 mil pessoas perderam a vida de forma violenta no ano passado, sendo 84% do sexo masculino e 16% do sexo feminino.

No ranking geral, o Brasil se encontra entre os dez países do mundo com o maior número de mortes violentas — ao lado de Índia, Venezuela, África do Sul, México, Síria, Nigéria, Afeganistão, Iraque e Paquistão. Desses, apenas os últimos cinco passaram por situações de guerra no ano passado.

Os brasileiros ainda figuram entre as três populações com o mais alto número de mortes violentas de mulheres. Pelo menos 5.700 delas foram vítimas de homicídios em 2016. O país só fica atrás da Índia (10.700 mortes) e Nigéria (6.400 mortes).

Segundo a pesquisa, 38% das mortes violentas ocorridas em 2016 (210 mil homicídios) foram causadas por armas de fogo.

A Small Arms Survey ainda aponta que, se as tendências regionais dos dias de hoje persistirem, as mortes violentas a cada ano provavelmente chegarão a 610 mil em 2030.

*Texto de Ana Luísa Vieira, do R7. 

 

 

 

Compartilhe esta notícia: