Correios homenageia a Igreja de estilo barroco

Compartilhe esta notícia:

Os Correios lançam nesta sexta-feira (1°) a emissão comemorativa Igreja de estilo barroco. A cerimônia de lançamento do selo será realizada na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, em Salvador (BA), às 10h, e contará com a presença do presidente dos Correios, Guilherme Campos, e do vice-presidente de Operações da empresa, Miguel Martinho, dentre outras autoridades.

Vindo pelas mãos dos colonizadores, principalmente portugueses, leigos e religiosos, o estilo barroco chegou ao Brasil no século XVIII, 100 anos depois de seu surgimento na Europa, e permaneceu aproximadamente até as duas primeiras décadas do século XIX. Em território brasileiro, o barroco sofreu influências portuguesas, francesas, italianas e espanholas e teve seu ápice artístico a partir de 1760, com a variação do rococó do barroco mineiro. Somente em 1703 o dinamismo do estilo conquistou o exterior de um edifício, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência. Em razão do pioneirismo, foi escolhida para ilustrar essa emissão.

O selo – A emissão especial traz a imagem da fachada da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, na capital baiana. O fundo do bloco mostra a igreja em perspectiva, vista em sua totalidade. Para ressaltar a riqueza ornamental dos detalhes, o selo destaca parte da singular fachada, focalizando o nicho com a escultura de São Francisco. Foram usadas técnicas de fotografia e computação gráfica. A tiragem é de 50 mil unidades, a R$ 2,55 cada. Os selos podem ser encontrados nas agências dos Correios ou na loja virtual.

Compartilhe esta notícia: