Lançamento da Nova Ferroeste

Compartilhe esta notícia:

Governador Geraldo Alckmin marcou presença no encontro, em que foram apresentados os detalhes da construção do novo ramal ferroviário

Na terça-feira (28), o governador Geraldo Alckmin compareceu ao evento de lançamento da Nova Ferroeste, realizado no Hotel Sheraton WTC, em São Paulo. Na ocasião, foi apresentada a proposta de construção de um novo ramal ferroviário, que irá facilitar o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste brasileiro, pelo Porto de Paranaguá.

Com investimento previsto de R$ 10 bilhões, o novo trecho tem cerca de 1.000 quilômetros e vai ligar a região de Dourados, no Mato Grosso do Sul, ao litoral paranaense. Será  a grande ferrovia integrada ao Porto, que beneficiará toda região, beneficia o Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até países vizinhos latino-americanos.

Segundo a empresa responsável pelo projeto, o trecho 1 da nova ferrovia ligará Guarapuava ao Porto de Paranaguá, e terá 400 quilômetros de extensão. O trecho 2, que já é uma concessão da Ferroeste, será a extensão da linha de Guarapuava até Dourados (MS), passando por Guaíra, com a construção de mais 350 quilômetros de trilhos.

Ainda segundo a Ferroeste, até 2030, o total de cargas que passará pelo porto vai atingir 80 milhões de toneladas, segundo projeção do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do terminal paranaense, elaborado em 2012. Sem novos investimentos, no entanto, o volume de transporte ferroviário deve continuar no mesmo patamar atual, caindo para 11% a participação do modal na produção total do Porto.

Compartilhe esta notícia: