Nossa Palavra

Compartilhe esta notícia:

Lendo, construiremos o futuro

Uma conversa entre Tuca Sant’Anna (articulista do jornal O Defensor), Luiz Eduardo Schneider (Assessoria de Imprensa da Prefeitura), Nilton Morselli (Nosso Jornal) e, mais tarde, a participação de Alessandra Cason (Mensagem FM), sábado passado, na última noite da Feira do Livro de Taquaritinga (a Felicitá), na Praça Dr. Waldemar D’Ambrósio (antiga Centenário), aproveitando um gancho do jornalista Augusto Nunes em sua palestra, chegou a conclusão de que a Cidade precisa incentivar urgentemente a leitura entre suas crianças e adolescentes, sob pena de condenar nosso futuro iminente.

Por saber que “sem educação não há salvação” (uma velha teoria, mas sempre presente em qualquer parte do mundo) e que a leitura é um santo remédio para nossos males, Augusto Nunes não deixou por menos e citou nosso poeta maior, José Paulo Paes, como fonte de inspiração para novas gerações e mais que isso: já para fazer parte da bibliografia de qualquer professor que se preze. Ao fazer um rascunho que a imprensa e os professores podem colaborar para um ensino melhor, ele desenha novo projeto para uma Taquaritinga. Um deles é ler!

Para as antigas gerações, que cresceram entre boas livrarias na Cidade (e José Paulo Paes foi um deles, seu avô era dono de livraria), as viagens imaginárias eram frequentes através dos livros. Com o passar dos anos, todavia, os sonhos foram se reduzindo a um quadro na parede (como gostava de citar o poeta Carlos Drummond de Andrade), assim foi também com as novas gerações e hoje se fixou ideia de que os jovens não gostam de ler, o que não é verdade. Está nos faltando é uma injeção de ânimo nesse setor e disso não podemos abrir mão.

Augusto Nunes (exemplo do que já foi dito pelo conterrâneo Dimas Ramalho) é dos que pretendem não arredar pé desse propósito de Taquaritinga caminhar através da educação e da leitura. E nada melhor do que a Feira do Livro para dar um incentivo nesse quesito e todos nós presentes na conversa (Nilton, Tuca, China, Alessandra) demos a mão à palmatória e juramos um comprometimento maior com a educação e a leitura entre nossas crianças e adolescentes, como Tuca Sant’Anna já fez com jornal Nossa Vez, da Escola da Família.

Esta Nova Dimensão Editora Gráfica, também sempre comprometida com as boas causas em favor de Taquaritinga, não poderia ficar de fora dessa nova empreitada e, assim coloca seus préstimos não só na comunicação impressa (jornal O Defensor), mas na digital (através do site odefensor.com.br) e ainda na radiofônica (o jornalismo da Planeta News, na Rádio Planeta Verde FM). É de nosso intuito – como sempre foi – apoiar e colaborar com esse Município cada vez mais igualitário e mais progressista.

Apoiar a integração da comunidade, principalmente da periferia, com ações educacionais e da leitura em geral, sempre fez parte deste O Defensor, desde décadas atrás. Há muito, principalmente agora com a linha editorial imprimida pelo diretor-presidente, jornalista Gabriel Bagliotti, já temos absoluta certeza da missão que nos cabe neste quinhão: a de pensar nas novas gerações e a elas devolver os valores que lhes foram tirados por uma sociedade perversa que se instalou entre nós, destruindo família e deformando o caráter.

Por isso, abraçamos de forma imediata e sem pejo proposta idealizada por Augusto Nunes e encampada pelos jornalistas acima citados, que não ousaram em oferecer seus dons para disseminação da educação e da leitura entre as crianças e os adolescentes de nossa terra. Também estaremos aqui para dar o melhor de nossos meios de comunicação em prol desta Taquaritinga que tanto desejamos: para que as crianças leiam e escrevam, raciocinem mais e sejam críticos, sempre se transformando em senhores de um futuro de paz e vitórias.

Nosso futuro agradecerá!

 

 

 

 

 

Compartilhe esta notícia: