A velha Prudente precisa de mudanças

Compartilhe esta notícia:

 

Não é de hoje que a principal artéria comercial da Cidade deveria ter mudado. O centro de Taquaritinga envelheceu e só as autoridades municipais não viram.

A Rua Prudente de Morais – onde concentra a maioria das lojas do Município – nunca sofreu uma intervenção. Nem planejada foi e assim ficou como um templo sagrado.

Não se ousou sequer plantar uma muda de árvore na via pública e a artéria comercial ficou com clima de deserto. Quando chove, então, é um pampeiro: as águas entram “para dentro” dos estabelecimentos e os funcionários das lojas têm que retirar com rodinho.

O comércio de Taquaritinga é forte, tem qualidade de sobra, mas poderia investir mais pesado no atendimento que – em alguns locais – ainda deixa a desejar.

Voltando bater na mesma tecla da Rua Prudente de Morais: a via pública mais tradicional de Taquaritinga precisa de mudanças. Não arriscamos dizer se o problema é mão de direção, como já foi dito (mas ficou o dito pelo não dito).

Uma rua de um comércio forte onde não se tem uma árvore plantada, uma mesinha com cadeiras pra fora para o visitante ficar mais à vontade e ter aconchego total, que não tem bocas de lobo para escoamento de água pluviais e as águas invadem as lojas por assim dizer.

Com as calçadas estreitas (os antigos burgomestres deram preferência aos automóveis em detrimento dos pedestres) e os leitos carroçáveis alargados, as pessoas têm que dividir espaço com os carros até hoje.

Percebe-se que nas datas especiais (tipo Liquida Taquá, por exemplo), quando lojas ocupam o meio da Prudente e os consumidores podem circular à vontade, as vendas fluem mais naturalmente.

A mesma coisa acontece também no final do ano, durante o período natalino. Então, fica a pergunta que não quer calar: por que não se fechar a artéria comercial nas datas festivas?

Não se trata certamente de se implantar um novo Calçadão se nem mesmo o da frente do Cine São Pedro deu certo.

Seria uma forma nova de se criar um espaço de acolhimento para os freqüentadores do novo comércio, dando-lhes conforto, tranqüilidade e aconchego.

Acreditamos que afora os demais procedimentos, a exemplo da re-implantação da Área Azul e de uma reformulação total no caótico trânsito do Município, mormente no quadrilátero central da Cidade, a revitalização da velha Prudente de Morais se faz primordial.

A re-instalação da Área Azul será polêmica e problemática.

A exemplo do que já foi pago para o professor Coca (de Araraquara) em passado não tão distante seria oportuno e salutar se tomar providências para remodelar a Rua Prudente que encaixa desde o corso carnavalesco, até o desfile da festa da Cidade, mas que assim não deveria sê-lo.

O único objetivo seria agradar o freguês , atendê-lo com fineza, demonstrar-lhe afeto, dedicar carinho. Então o que falta a nós é o acolhimento, até porque não temos espaço para isso.

Precisamos criá-lo e, para tanto, o Poder Público está com a faca e o queijo na mão para isso. Taquaritinga mão pode perder o trólebus da história sob pena de ficarmos construindo castelos de areia ou discutindo o sexo dos anjos.

Compartilhe esta notícia: