Saúde quer completar esquema de vacinação

Compartilhe esta notícia:

Campanha será de 11 a 22 de setembro

A multivacinação é uma estratégia que a CGPNI vem adotando com a finalidade de atualizar a situação vacinal da população das crianças e os adolescentes. A estratégia é realizada em curto espaço de tempo, intervalo de tempo (duas semanas), oportunidade na qual são oferecidas à população-alvo as vacinas da rotina, a fim de melhorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde. Nessas campanhas procuram-se administrar vacinas de forma seletiva e possibilitar a atualização da caderneta de vacinação.

Lembrando que o atual calendário de vacinação para crianças e adolescentes consta de 12 vacinas para proteção de 18 doenças: a vacina BCG, que protege contra a tuberculose, principalmente a tuberculose miliar e a neurotuberculose; a vacina rotavírus, contra um dos principais agentes etiológicos que causam a diarréia; a vacina poliomielite que protege contra a paralisia infantil; a vacina pentavalente que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenza tipo b (Hib); a vacina pneumocócica conjugada 10-valente; a vacina meningocócica conjugada C; a vacina febre amarela; a vacina sarampo, caxumba e rubéola (SCR); a vacina influenza, vacina Varicela, vacina hepatite A e a Vacina HPV que protege (as meninas) contra o câncer de colo de útero e verrugas genitais.

Desta forma, o Ministério da Saúde, por meio da coordenação-geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissívedis (DEVIT, da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) integrada e articulada às secretarias estaduais e municipais da Saúdem realizará no período de 11 a 22 de setembro, a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação, sendo 16 de setembro o dia de divulgação e mobilização nacional.

O objetivo geral é resgatar não vacinados ou completar esquemas de vacinação, visando atualizar a caderneta das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, de acordo com o calendário de vacinação. A população-alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade deverão comparecer a um posto de vacinação para que a caderneta seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada. Estarão disponíveis para esta ação as vacinas do calendário de vacinação. A caderneta é um documento pessoal e deve acompanhar a criança e o adolescente a todo o momento.

Pais e responsáveis devem ser incentivados a levarem a caderneta de vacinação da criança ou adolescente para uma avaliação criteriosa da situação vacinal.

Os postos de vacinação em Taquaritinga no Dia D (16), cujo funcionamento será das 8 horas às 17 horas, serão na UBS Antônio Abbud (Jardim Buscardi); UBS Akio Nakashima (Jardim São Sebastião); UBS Nelson Sargi (Jardim Paraíso); e UBS Ederaldo Pereira Marques (Vale do Sol). Nos demais dias de campanhya, a população deve procurar as salas de vacina mais próximas.

Compartilhe esta notícia: