Duas crianças são picadas por escorpiões no fim de semana em Araraquara

Compartilhe esta notícia:

Nesse fim de semana duas crianças foram picadas por escorpiões em Araraquara. Os pacientes, moradores do Jardim das Estações e do Yolanda Ópice foram socorridos em unidades de pronto atendimento e se recuperam bem. De acordo com especialistas o tempo úmido desse período pós-chuva e a elevação da temperatura favorecem o aparecimento do aracnídeo.

Há duas espécies de importância médica predominantes em nossa região, Tityus serrulatus (escorpião amarelo) e o Tityus bahiensis (escorpião marrom). A incidência do amarelo é muito maior na cidade, a espécie é curiosa por ser formada apenas por fêmeas. Elas se reproduzem sem a necessidade de acasalamento.

A picada do escorpião, em 90% dos casos, não causa grandes problemas, mas em crianças de até 12 anos pode ser fatal. Na quinta-feira (24), em Piracicaba, o menino Giovane Cordeiro Trevelin, de apenas 9 anos, foi picado por um escorpião quando calçou um sapato. Foi o terceiro caso registrado na região de Campinas em menos de um mês. Os outros aconteceram em Americana e Limeira.

Em Araraquara, de acordo com o Centro de Controle de Vetores e Fauna Sinantrópica, ligado a Secretaria Municipal de Saúde, há, em média, 47 notificações por mês de aparições de escorpiões. Os bairros mais infestados são: Santa Angelina, Bairro dos Machados, São Geraldo, Centro, o Campus da Unesp, Parque São Paulo e Yolanda Ópice.

A Herpetologia estuda répteis e anfíbios, em especial animais rasteiros como cobras, aranhas e escorpiões.

Como evitar

Geralmente, os escorpiões vêm dos esgotos, mas ultimamente eles têm se adaptado também as galerias de águas pluviais. Manter quintais limpos, com materiais de construção armazenados sempre em locais suspensos, contribuem para que esse visitante indesejado não apareça.

Outra dica importante é instalar rodinhos fixos nas portas. A cobrinha de tecido ou aquele velho pano de chão são um perigo.

Locais em que mais aparecem

De acordo com levantamento feito pelos especialistas de Araraquara, os escorpiões aparecem, na maioria das vezes no banheiro, nos lavabos, cozinhas, tanques e em áreas externas dos imóveis.

Não matar

Pelo risco que oferecem muitas pessoas ainda matam os escorpiões antes de chamar o Controle de Vetores. O comportamento impede um mapeamento das áreas de infestação.

Controle

O controle de escorpiões geralmente é feito com a coleta dos aracnídeos. O Centro de Controle de Vetores e Fauna Sinantrópica tem o telefone 3339-4441, que funciona das 7h às 15h, de segunda à sexta-feira, atendendo chamados de moradores sobre o aparecimento de escorpiões.

*Com informações A Cidade On

Duas crianças são picadas por escorpiões no fim de semana em Araraquara

Compartilhe esta notícia: