Censo Agropecuário começa em outubro

Compartilhe esta notícia:

A agência de Taquaritinga do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) cuidará do Censo Agropecuário 2017 em oito cidades da região, a partir de 1.º de outubro.

A informação foi dada no último dia 10 pela  chefe da agência, Priscila Bueno Alves, e pela coordenadora do Censo, Vanessa Soares de Abreu. Elas comandaram uma reunião na Câmara de Taquaritinga.

Participaram do encontro o presidente do Legislativo, Rodrigo de Pietro, o vice-prefeito Luiz Fernando Coelho da Rocha, o assessor jurídico do Sindicato Rural, Arnaldo Modelli, o chefe da Casa da Agricultura, Oracy Schuindt Junior, o gerente da Coplana, Guilherme Pongeluppi Patti, e Rodrigo Pedro de Abreu, do Jardim Botânico (antigo Horto Florestal).

Foi formada a Comissão Municipal do Censo Agro 2017. Em toda a Subárea de Taquaritinga, trabalharão 12 recenseadores e 8 supervisores (que também atuarão nas entrevistas). Eles percorrerão todas as propriedades agrícolas até fevereiro para atualizar o mapa agrícola – o último censo do tipo foi em 2006.

Estabelecimentos urbanos dedicados à produção agrícola também serão incluídos na pesquisa.

Neste ano, o questionário conterá menos perguntas e, portanto, será respondido mais rapidamente. Calcula-se que o entrevistado levará, em média, 40 minutos para responder.

Serão coletados dados sobre agricultura, extração vegetal, silvicultura, criação de animais de grande e pequeno portes, aquicultura, criação de abelhas, bicho-da-seda, beneficiamento e a transformação de produtos agropecuários.

Por questão de economia, não haverá postos regionais do IBGE. Todo o trabalho será centralizado na agência de Taquaritinga, que fica no Jardim Alvorada.

Compartilhe esta notícia: