Cargill recicla 6 mil litros de óleo vegetal usados na rede KFC

Rede de restaurantes de São Paulo é participante da Ação Renove o Meio Ambiente

Cargill recicla 6 mil litros de óleo vegetal usados na rede KFC

A Cargill, por meio da marca de óleos LIZA, já realizou a coleta de 6 mil litros de óleo vegetal usado em cinco restaurantes da rede KFC na região de São Paulo. Essa quantidade foi resultado do primeiro ano de parceria da rede de restaurante com o programa Ação Renove o Meio Ambiente. Com essa iniciativa, foi possível a prevenção de 150 bilhões de litros de água que poderiam ser poluídos por esse resíduo.

A Cargill e rede KFC ainda tem planos de implementar essa iniciativa no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e em Salvador. “Além de fornecer o produto como matéria prima para os restaurantes, queremos cuidar do resíduo gerado pelo uso de nossos óleos. Por meio do Programa Ação Renove o Meio Ambiente, conseguimos dar um destino mais nobre para o óleo usado, ele é coletado e transformado em produtos sustentáveis como o biodiesel”, afirma Fernando Janizello, Analista de Sustentabilidade da Cargill Foods Brasil e responsável pelo programa.

Durante o último ano, a Cargill forneceu material de comunicação exclusivo, um sistema de rastreamento e gestão online e uma certificação para os restaurantes participantes, afim de garantir a destinação final ambientalmente adequada ao resíduo de óleos e gorduras utilizados nas cozinhas dos restaurantes. Além disso, os funcionários das unidades também receberam um treinamento específico para conhecerem a forma correta de se fazer o descarte sem causar impactos ao meio ambiente.

Ação Renove o Meio Ambiente

Criado em 2010, com o objetivo de oferecer ao consumidor uma alternativa prática e sustentável para o descarte ambientalmente correto do óleo de cozinha usado, o programa articula parcerias com redes de supermercados, empresas e ONGs para implantação de mais de 600 pontos de coleta de óleo residual em oito estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul). Desde sua implantação, a Ação Renove já arrecadou mais de 1,5 milhões de litros de óleo residual, quantidade suficiente para poluir até 37,5 bilhões litros de água potável, o que representa o volume de água necessário para abastecer as necessidades básicas da população da cidade de São Paulo, com 11.967.825 pessoas por 28 dias*.

*De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene).

 

 

 

 

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de O Defensor. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Defensor poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."