Senac Jaboticabal oferece curso profissionalizante de games

Compartilhe esta notícia:

Mercado digital está em crescimento no Brasil e setor busca profissionais qualificados

O mercado de games une, muitas vezes, um hobby com uma profissão, isto porque, muitos jovens estão se especializando no universo de jogos e conquistando a independência financeira com atuação no setor. Segundo dados da E-commerce Brasil, os games movimentam, em média, 900 milhões de reais por ano e o país já ocupa a 11ª posição no ranking mundial entre os maiores mercados.

Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames) mostra que, em 2008, o Brasil possuía apenas 43 empresas do segmento, entretanto, esse número subiu para 130 em 2014. Hoje, são aproximadamente 300 empreendimentos abertos. Além disso, o faturamento aumentou 25% entre 2014 e 2016.

“O mercado de games está em franca expansão, apesar da atual instabilidade econômica. Essa boa fase acirra a concorrência entre os interessados em ingressar no setor, e a qualificação é um grande diferencial”, ressalta Arlindo Neto, docente da área de tecnologia da informação do Senac Jaboticabal.

Entre os principais sucessos do mundo de jogos virtuais estão o Super Mario e Street Fighter, produzidos em duas dimensões, nos quais os personagens movem-se em dois eixos: vertical e horizontal. “As oportunidades para explorar novas histórias e criar outras dimensões são infinitas”, destaca Denilson Bonatti, também docente do Senac.

Érica Stamato, co-fundadora da Cross Reality e diretora pedagógica da Educacross, ressalta que, para um crescimento regional mais expressivo do setor, é necessário programadores capazes de produzir jogos. Ou seja, que entendam a complexidade envolvida na profissão e que saibam dialogar com as equipes. “A procura por desenvolvedores qualificados na área computacional é grande e constante. Esse profissional requer necessidades muito específicas e os que são qualificados conseguem decolar na carreira, trabalhando em empresas ou em home office”.

O curso

Para os profissionais que desejam expandir seus conhecimentos no mercado de jogos, o Senac Jaboticabal está com inscrições abertas para o curso Games 2D – criando seu primeiro jogo, que é inédito na cidade.

As aulas capacitarão os participantes para o desenvolvimento de jogos 2D, utilizando conceitos de lógica de programação aplicados a games digitais, além de imagens e áudio.

“Profissionais qualificados possuem habilidades para construir histórias que prendam a atenção do jogador, bem como conseguem trabalhar com edição de imagens, sons e programação, por isso é tão importante investir na formação. O sucesso do game garante a vaga no universo corporativo e abre mais portas no mercado”, pontua Denilson.

De curta duração, o curso possui 40 horas. Os interessados devem ter conhecimentos básicos no sistema operacional Windows e ter concluído o curso de Lógica de Programação.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.sp.senac.br/jaboticabal ou pessoalmente na instituição.

Serviço:

Games 2D – criando seu primeiro jogo

Data: aos sábados, de 25 de maio a 29 de julho

Horário: 8h30 às 12h30

Informaçõeswww.sp.senac.br/jaboticabal ou (16) 3209-2800

Local: Senac Jaboticabal

Endereço: Rua 24 de maio, 831 – Centro

Compartilhe esta notícia: