Resumo da Sessão Ordinária desta terça-feira, 2 de maio de 2017, da Câmara Municipal de Taquaritinga

Compartilhe esta notícia:

Aconteceu na noite desta terça-feira, 2 de abril, a primeira sessão ordinária do mês de Maio. Veja abaixo o resumo dos principais acontecimentos da reunião dos vereadores de Taquaritinga.

Por unanimidade, os vereadores acataram o veto do prefeito Vanderlei Mársico ao projeto de lei de autoria do vereador professor Caio Porto que, na prática, obrigaria os moradores a descartar separadamente os resíduos cortantes, perfurantes ou que apresentem risco de lesar a integridade física, mental ou psicológica dos coletores.

Fez uso da tribuna livre o munícipe Luan Lanier Verissimo da Gama, que fez diversas reivindicações de melhorias, principalmente em relação dos bairros da região sul da cidade. Contundente em suas críticas à falta de soluções para problemas, como o mau cheiro provocado pela Estação de Tratamento de Esgoto, ele também citou a ausência de serviços de zeladoria em áreas públicas. Os vereador Marcos Bonilla e Gilberto Junqueira (líder do prefeito na Câmara) fizeram apartes, falando sobre algumas providências tomadas pela atual administração nesses primeiros quatro meses de governo. Beto Girotto também teceu comentários a respeito das solicitações, lembrando que não foi a primeira vez que Luan veio à Câmara em busca de providências.

INDICAÇÕES APRESENTADAS NA SESSÃO ORDINÁRIA
DE SEGUNDA-FEIRA, DIA 2 DE MAIO DE 2017

TONHÃO DA BORRACHARIA – 1) Para que o prefeito determine ao setor competente a instalação duas Academias ao Ar Livre, uma no Distrito de Vila Negri e outra no de Jurupema. O pedido se faz necessário para que sejam oferecidas condições de lazer, entretenimento e oportunidades de realização de atividades físicas ao ar livre para a população dos referidos distritos.

2) Para que o prefeito determine ao setor competente que tome, com urgência, as seguintes providências na Delegacia do município: pintura externa; troca/reforma do piso; disponibilização de dois funcionários, um para realização de limpeza e outro para o Setor de Identidade; colocação de dois aparelhos de ar-condicionado, um para a sala da funcionária Luciana e outro para Sala da Identidade.

JUNINHO PREVIDELLI – 1) Para que o prefeito providencie a transferência do local de vacinação das crianças de 0 a 5 anos da Unidade Básica de Saúde – UBS “Antonio Abbud”, no Jardim Buscardi. Justifica-se este pedido pelo grande movimento de pessoas doentes, podendo prejudicar a saúde das crianças que ali estavam somente para vacinação.

2) Para que o prefeito providencie a realização de estudos para isentar do pagamento de tarifa de ônibus os atiradores do Tiro de Guerra de Taquaritinga, quando uniformizados e no deslocamento para a instrução.

PROF. CAIO PORTO – 1) Para que o prefeito providencie a construção de rampas de acesso a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, na Avenida José Cecílio, entre os bairros Jardim Santo Antônio e Jardim Paraíso I. Justifica-se tal solicitação pelo fato de que há moradores com deficiência ou com mobilidade reduzida nos referidos bairros e adjacências, os quais se utilizam muito de referida avenida e que, por não terem fácil acesso às calçadas, transitam pela própria via, correndo riscos de vida.

2) Para que o prefeito realize a reforma e colocação de alambrados nas quadras de futebol dos bairros Jardim Micali, Jardim Maria Luiza, Jardim Nadir II (Bairro Francisco Romano). Também é necessária a reforma na quadra da Vila Romana que, no entanto, já possui o alambrado.

MARCOS BONILLA – Para que o prefeito recrie a Secretaria Municipal de Cultura, como era antes da alteração imposta pela lei de reestruturação, ou seja, separada da Secretaria Municipal de Esportes. Hoje existe apenas a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, sendo que a diversidade de temas tratados por esta é muito grande, uma vez que os objetivos e o foco são distintos. O ideal seria que no município existisse a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, para que houvesse um maior desenvolvimento da Cultura, do Turismo e do Esporte. Além de que, a Cultura tendo “status” de secretaria, possuiria maiores possibilidades de conquistar projetos para o nosso município. Já passou da hora de investir mais na vocação cultural e turística de nosso município. É preciso que se entenda, de uma vez por todas, que a cultura deve ser tratada como investimento e não como despesa.

VALCIR ZACARIAS – Para o prefeito determine ao setor competente a realização dos estudos necessários para verificar a possibilidade de colocação de placa nos imóveis alugados pela municipalidade, informando: valor do aluguel, a que se destina a locação, início e término da locação.

GILBERTO JUNQUEIRA – Para o prefeito providencie a colocação de um redutor de velocidade nas imediações da Inter Clínicas com a Padaria Pura Gula, na avenida Dr. Paulo Roberto Scandar. O pedido justifica-se pelo alto índice de reclamações de que motoristas conduzem seus veículos em alta velocidade pela via pública, colocando em risco a integridade física e até mesmo a vida dos pedestres e dos enfermos, crianças e pessoas idosas que se deslocam até à Inter Clínicas para consultas e exames médicos.

 

REQUERIMENTOS APRESENTADOS NA SESSÃO ORDINÁRIA
DE SEGUNDA-FEIRA, DIA 2 DE MAIO DE 2017

WADINHO PERETTI – Moção de aplauso aos Atletas Stephani Ordine e Wilson Strachini, que galgaram inúmeras vitórias, dentre estas, no Campeonato Mundial de Karatê em Carrara, na Itália, que aconteceu no final do ano passado. A atleta Stephani, da categoria juvenil faixas marrom a preta, ganhou ao todo cinco medalhas: duas de ouro, duas de bronze e uma de prata. Já o atleta Wilson Strachini, da categoria adulto faixas marrom a preta, ganhou três medalhas: uma de ouro e duas de prata. Para nós é um imenso orgulho vê-los despontando nos campeonatos de artes marciais, especialmente nesse, realizado na Itália, que contou com cerca de 5.000 atletas de diversos países. Subscrito por todos os vereadores.

RODRIGO DE PIETRO – Pedido de informação ao prefeito para que encaminhe a essa Casa de Leis relação contendo o nome dos professores substitutos no período 01/01/2017 a 30/04/2017.

PROF. CAIO PORTO – Pedido de informação ao prefeito para que esclareça quais providências podem ser tomadas em relação às casas populares do Jardim Bosque, pois muitas das casas se encontram desocupadas e pessoas que não foram sorteadas necessitam de moradia.

Compartilhe esta notícia: