Polícia Militar dá dicas de segurança contra roubos nas imediações de estabelecimentos bancários

Compartilhe esta notícia:

O intuito é orientar toda a comunidade, objetivando de forma geral a prevenção de tais delitos e, por consequência, a redução dos índices criminais

 O Comando do 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior preparou dicas de segurança a fim de reduzir os roubos ocorridos em imediações de agências bancárias e lotéricas.

É sabido que o delinquente, na maioria das vezes, aproveita a distração por parte da vítima para agir, isto é, a vítima se porta de maneira desatenta do que ocorre ao seu redor ou até mesmo age de forma imprudente, não observando a sua volta circunstâncias perigosas, criando a oportunidade perfeita ou mesmo facilitando a ação delituosa.

As dicas a seguir têm como intuito orientar toda a comunidade, objetivando de forma geral a prevenção de tais delitos e, por consequência, a redução dos índices criminais.

A Polícia Militar ressalta que sempre que a pessoa estiver sacando o dinheiro, deve observar se alguém que estava na fila saiu imediatamente para seguir você. Se isso ocorrer, não saia do banco e chame a polícia ligando para a delegacia mais próxima ou para o número 190, a emergência da PM.

Caso perceba, já fora da agência bancária, que há alguém lhe seguindo, volte de imediato para dentro do banco ou entre no estabelecimento comercial mais próximo e ligue para a polícia, dando todas as características da pessoa suspeita (roupa, tipo físico, cor, altura etc.).

Evite manusear ou contar dinheiro nas ruas ou em público. Seja discreto, faça em local reservado. Na hora de sacar quantias altas, dê preferência a outras maneiras de retirar o dinheiro do banco, como cheques administrativos. Caso seja preciso levar a quantia em espécie, procure fazê-lo na mesa do gerente do banco de sua confiança e num local que não seja visível a estranhos. Tente retirar o valor aos poucos, assim não ocorrerá o risco de perder tudo se for assaltado.

Bolsas e sacolas devem ser carregadas junto ao corpo e na frente, jamais conte dinheiro nas portas das agências bancárias e evite fazer os mesmos trajetos ao sair. Muitas vezes, as pessoas deixam o banco distraídas, pegam o dinheiro e vão direto para casa ou carro. Em vez disso, deveriam entrar em alguma loja perto, como forma de despistar e também de observar se estão sendo seguidas.

Publicidade:

Não leve consigo grande quantia de dinheiro, funcionários de empresas responsáveis por apanhar valores para pagamento de salários também devem evitar fazer sempre o mesmo percurso ao sair do banco. Para servidores, aposentados e pensionistas a recomendação é não retirar integralmente seus recursos nos dias de pagamento, quando os bancos são mais visados.

Evite utilizar joias e adornos de grande valor, evite também colocar muitas notas e moedas no bolso, fazendo volume e chamando a atenção de espertalhões. E não saia do banco carregando um envelope contendo dinheiro.

Após o saque, o cliente jamais deve sair a pé ou entrar em um ônibus. A preferência é usar um carro, ou pegar um taxi. Além de, é claro, ficar atento às motos que circulem pelo local. Muitos desses assaltos são praticados por bandidos utilizando motocicletas; Caso seja abordado, jamais reaja! É muito comum o roubo ser praticado com outros criminosos fazendo a “cobertura” em locais estratégicos, em relação a quem anuncia o “assalto”, procure imediatamente um policial mais próximo da área ou ligue para o 190.

Evite o uso de forma ostensiva, pois você facilita e dá oportunidade para o bandido agir. Ninguém fica contando dinheiro nessa quantia em plena via pública. Deixe pra quando estiver em casa, no serviço ou outro local seguro.

Por fim, em caso de emergência ou existência de indivíduos suspeitos ligue imediatamente para a Polícia Militar por meio do telefone 190.

Compartilhe esta notícia: