Check-up periódico garante a saúde da mulher

Compartilhe esta notícia:

Saiba os cuidados e exames que as mulheres devem se atentar

Com uma rotina cada vez mais corrida: casa, filhos, marido, trabalho, etc., a mulher acaba se esquecendo de cuidar do principal: sua saúde; até porque, sem ela, a mulher não consegue dar conta de suas demais obrigações.

Manter o costume de fazer visitas periódicas, o ideal é pelo menos de seis em seis meses, ao ginecologista, por exemplo, pode ajudar a garantir-se sempre saudável, além dos exames com acompanhamento médico.

Papanicolau – temido por muitas mulheres, acontece por meio da simples coleta do material do colo do útero. É introduzido um instrumento – o espéculo – na vagina que expõe a superfície do colo uterino e permite a coleta das células para análise em laboratório. O exame é primordial para as mulheres sexualmente ativas. Nele é possível diagnosticar câncer de colo uterino, neoplasias intraepiteliais cervicais, e também doenças sexualmente transmissíveis como tricomoníase e gonorreia. A identificação precoce evita a progressão para o câncer. Após dois anos de resultados normais, o Ministério da Saúde recomenda que o procedimento seja realizado com o intervalo de três anos, desde que não haja troca de parceiro sexual.

Exames de sangue – essas análises verificam se os componentes e nutrientes do sangue estão normais e são importantes para analisar alterações hormonais, dando chance de promover um tratamento precoce. Exames como TSH e T4 livre vão identificar alterações nos hormônios tireoidianos. Outros testes como de glicemia, colesterol total e suas frações, triglicerídeos, creatina (avaliação da função renal), TGO e TGP (avaliação da função hepática) e hemograma completo também devem ser realizados de acordo com o caso da paciente, ressaltando que não precisam ser feitos todos os anos.

Mamografia e Ultrassom de Mama – a partir dos 40 anos as mulheres devem realizar o exame para garantir a detecção precoce do câncer de mama. Já em mulheres entre 16 e 39 anos, é indicado o ultrassom de mama quando houver algum sintoma mamário ou achado suspeito no exame clínico realizado pelo ginecologista. O exame clínico identifica apenas nódulos ou tumores que já atingiram ao menos um centímetro. A avaliação pela mamografia consiste em produzir uma imagem radiográfica, obtida por um aparelho de raio X chamado mamógrafo e permite a detecçāo de tumores de poucos milímetros, com alta chance de cura.

Publicidade:

Ultrassonografia pélvica e transvaginal – o procedimento detecta problemas no ovário, avalia o endométrio, a parede uterina e visa identificar possíveis alterações no órgão. O exame de ultrassonografia pélvica transvaginal é recomendável sempre que houver alguma alteração no exame físico ou na investigação complementar das irregularidades menstruais e disfunções hormonais, também é indicado para pacientes com dificuldades para engravidar.

É importante que a paciente realize uma avaliação anual completa. Muitas mulheres só procuram o consultório quando sentem algum incômodo, mas é fundamental que a mulher faça a prevenção.

Compartilhe esta notícia: