Agricultura irrigada e seus diferentes tipos

Compartilhe esta notícia:

A irrigação é o melhor investimento e garantia contra estiagens, proporcionando o melhor desempenho das plantações e qualidade do solo para plantio. É possível utilizar a irrigação de modo eficiente, garantindo a sustentabilidade e lucratividade da produção.

As vantagens deste recurso vêm contribuindo para a geração de lucro de diversas culturas, mesmo quando a produção está inserida em um local de condições climáticas inadequadas.

Um exemplo é o cultivo do feijão, que em época de formação das vagens, não tolera a falta de água, podendo não progredir de forma eficiente.

Com a rápida expansão da agricultura irrigada, é impossível um único tipo de sistema de irrigação atender a todas as regiões, sendo necessário um detalhado processo de seleção para atingir as funções e alternativas adequadas.

Publicidade:

O uso da irrigação no Brasil está estritamente relacionado às condições de solo, clima e cultura de cada região.

Desta forma apresentamos as três técnicas de irrigação mais utilizadas e as suas vantagens:

Irrigação por superfície – A distribuição da água se dá diretamente pela superfície do solo, conhecida também como irrigação por inundações, muito utilizada em plantações de arroz.

Tem como vantagem o baixo custo de implantação, considerando o gasto de energia e manutenção; o vento não limita a distribuição da irrigação e requer equipamentos simples.

Irrigação localizada – Conhecida também como irrigação por gotejamento é uma das mais utilizadas nos dias atuais, essa técnica é aplicada diretamente nas raízes das plantas formando pequenos círculos ou faixas úmidas.

Uma das principais vantagens da técnica é a elevada eficiência da aplicação relacionada a poucas perdas por evaporação; sendo também de fácil adaptação aos diferentes solos; o vento e a declividade não alteram a irrigação; baixo custo em mão de obra e energia.

Irrigação por aspersão – Baseada na simulação de uma chuva artificial, essa técnica distribui água pelo ar que se transformam em pequenas gotículas irrigando o solo e as plantas.

Essa técnica tem a facilidade de se adaptar às diversas condições de solo e topografia das regiões; possui baixo custo de mão de obra; maior eficiência na distribuição de água; podendo ser totalmente automatizada e pode ser desmontada e transportada para outras áreas.

O sistema de irrigação adequado proporciona ao produtor o sucesso de toda a plantação, sendo que o manejo errôneo pode causar sérios prejuízos.

Por isso é necessário à intervenção de um profissional qualificado como um agrônomo ou um técnico em irrigação e drenagem. Esse deverá fazer um estudo ampliado das necessidades hídricas e distribuição de chuvas da região, a cultura, solo e topografia.

Compartilhe esta notícia: