Israel por trás dos noticiários

Compartilhe esta notícia:

Um país que vai muito além de conflitos políticos e religiosos

Por: Maristela Galati

Toda vez que eu contava pra alguém que estava com viagem marcada para Israel, as respostas eram sempre as mesmas: “cuidado com os homens bomba!”, “nossa, mas não é perigoso? Lá só tem guerra!”. Eu sempre ficava em dúvida se as pessoas confundiam Israel com Iraque, porque eu sinceramente jamais tive essa imagem na minha cabeça.

Antes de viajar eu nunca tive nenhum interesse em conhecer, e muito pouco sabia sobre esse pequeno país (menor até que o nosso menor estado brasileiro, Sergipe). E nem sequer tinha ouvido falar sobre Tel Aviv, uma cidade incrível, organizada, jovem, banhada pelo Mar Mediterrâneo e que, com certeza, qualquer um se apaixonaria ao visitá-la.

Tive o prazer de conhecer muito além de sua famosa capital Jerusalém, rica em história, religião e com uma energia muito forte. A cidade histórica é realmente especial, cheia de templos religiosos e lugares abençoados.

Jerusalém

Passei pelo deserto de Neguev, no sul do país, com montanhas de areia a se perder de vista, que se junta com um céu azul, apesar de algumas nuvens, e tudo o que posso dizer é que a paisagem e a mistura das cores são de tirar o fôlego.

Deserto de Neguev

Aliás, saindo de Tel Aviv, logo depois de passar por Jerusalém (que fica aproximadamente a uma hora de Tel Aviv), a paisagem é totalmente de montanhas de areia ao longo da estrada, em direção ao Mar Morto.

O Mar Morto, ou Dead Sea como é chamado em Israel, fica no ponto mais baixo da Terra (e com certeza é também um dos lugares mais lindos do mundo), na fronteira natural entre Israel e Jordânia.

E se você estiver pensando em mergulhar no Mar Morto, desista, pois a única coisa que conseguirá é boiar, devido à elevada densidade, provocada pelo excesso de sal. Além disso, aproveite para passar um pouco de sua lama negra, composta por argila e enxofre e rica em minerais, que trará inúmeros benefícios para sua pele.

Mar Morto

Mas de todos os lugares que conheci fora de Tel Aviv, o mais apaixonante foi um chalé em Ma’Ale Gamla, um pequeno distrito na região montanhosa e campestre no norte do país. A paisagem é de encher os olhos e o pôr-do-sol nessas montanhas é sem igual!

Ma’Ale Gamla

E para finalizar, a melhor cidade do país, na minha humilde opinião: Tel Aviv! Como eu disse, há cerca de quatro meses atrás eu nunca tinha ouvido falar dessa cidade, mas no momento em que coloquei meus pés lá, foi amor à primeira vista.

Tel Aviv

Vocês já ouviram falar que na Itália as pessoas adoram aproveitar a vida? Pois é, eu acredito que as pessoas que moram em Tel Aviv têm um pouco desse jeito italiano de se viver. Claro que os brasileiros também adoram um happy hour, mas lá a sintonia é diferente.

É também uma cidade segura, em que as pessoas andam nas ruas despreocupadamente; o trânsito flui, talvez porque muita gente opte por motocicletas, ônibus, vans comunitárias, patinetes ou até mesmo por andar a pé.

Um ponto que vale destacar é o custo de vida que é bastante alto, mas em compensação, o salário mínimo de Israel é o 19º maior do mundo (cerca de cinco mil shekels, que se passar para o euro, por exemplo, dá uma média de $ 1.272,00 euros ao mês, mais ou menos R$ 4.500,00).

A realidade do país realmente foge um pouco da nossa. Outra curiosidade é a questão do alistamento para o exército. Em Israel homens e mulheres devem entrar para o exército: os homens permanecem durante três anos e as mulheres por dois anos.

Café da manhã tradicional

A gastronomia foi um caso de amor à parte: o melhor homus que já provei na vida; coalhadas; pães deliciosos; muita salada (até no café da manhã); falafel (um bolinho frito de grão-de-bico); shakshuka (ovos cozidos em molho de tomate); e tantos outros pratos que me despertam o apetite só de pensar.

Então, eu te convenci que Israel não é esse campo de guerra que todos imaginam?

Existem conflitos políticos e religiosos? Sim! Mas hoje em dia, qual país não lida com esses problemas diariamente? A diferença é que em alguns lugares os problemas são mais extremos, mas isso não significa que lá vive-se cenas de guerra diariamente.

Enfim, o meu conselho é: quando tiver a oportunidade de conhecer Israel, não pense duas vezes! Apesar de pequeno, o país tem muito a oferecer, e vai muito além de Jerusalém. Você com certeza irá se surpreender com os lugares que visitar.

Compartilhe esta notícia: