É hora de estudar!

Compartilhe esta notícia:

Confira 10 dicas para aumentar a concentração nos estudos

Estamos em março, o Carnaval acabou e agora o ano começa de verdade! É hora de focar nos estudos, principalmente se você está no último ano escolar e vai prestar o tão temido vestibular.

Mas se concentrar nos estudos não é tão simples quanto parece. É muito comum ter dificuldades ao abrir um livro e manter o foco no que se está lendo. Se você é esse tipo de pessoa que perde a concentração nos estudos com qualquer ruído, ou simplesmente começa a pensar em outras coisas enquanto deveria estar entretido na matéria, confira as dicas a seguir e aprenda como lidar com isso.

  1. Descubra o que te distrai – Para melhorar sua
    concentração, primeiro você deve saber o que te faz perdê-la. É preciso observar durante o momento de estudo, o que te faz perder o foco, como ouvir uma notificação no seu celular, sentir fome ou começar a pensar na vida no meio de um exercício.
  2. Fuja dessas distrações – Agora que você já sabe qual é o seu ponto fraco, fuja dele! Se o problema é o celular, deixe-o distante; se o problema é a fome, alimenta-se bem antes de iniciar os estudos; você melhor do que ninguém sabe o que tem que fazer.
  3. Organize-se – Uma das dicas que mais farão diferença é você se organizar antes de iniciar os estudos. Veja tudo o que pretende fazer e priorize cada uma de suas atividades. Essa organização pode ser feita separando um tempo para cada delas ou priorizando-as. Dessa maneira, ao final do dia você terá uma lista de atividades prontas.
  4. Faça alguns intervalos – A atividade cerebral tem um determinado tempo de concentração, variando de pessoa pra pessoa. Geralmente esse tempo é de aproximadamente uma hora. Veja qual o tempo do seu corpo e faça pausas de 5 a 10 minutos, assim você evita a sobrecarga e melhora o seu rendimento.
  5. Escolha o seu período mais produtivo – Todo mundo tem um período do dia em que funciona melhor. Descubra qual é o seu e aproveite-o para focar nos estudos.
  6. Faça uma coisa de cada vez – Não interrompa um exercício de matemática para ler sobre geografia. Se você tentar fazer mais de uma coisa ou mesmo tempo, não terá um bom resultado em nenhuma delas.
  7. Durma bem e tenha momentos de descanso – Uma noite bem dormida, de pelo menos 8 horas, fará com que seu rendimento seja muito melhor. Além disso, tenha momentos de descanso, em que você se desligue dos estudos e possa se dedicar em outras coisas, como assistir um filme ou ler um bom livro.
  8. Cuide da sua saúde – Cuidar do seu corpo e mente também vai auxiliar em seu desempenho nos estudos. Um dos maiores problemas que os estudantes passam é a pressão do estresse. Se você também sente isso, dedique-se a praticar uma atividade física para aliviar a tensão. Outra coisa que reflete em nosso estado é a alimentação. Quando você se alimenta bem, tem mais energia, e isso pode te ajudar a pensar mais rápido.
  9. Esteja preparado para ocasionais distrações – Se você já descobriu o que te distrai e blindou-se contra isso, saiba que mesmo assim, podem acontecer outros tipos de distrações. Esteja preparado para lidar com elas e voltar ao foco rapidamente.
  10. Não estude na cama – A mente humana faz associações e uma delas é que a cama é um lugar de descanso. Mesmo se estivermos sentados, nosso cérebro ficará confuso e não saberá se aquele momento é de foco total ou relaxamento, gerando falta de atenção. Opte sempre por estudar em uma mesa.
Compartilhe esta notícia: