Carnaval de 2018 será de 9 a 13 de fevereiro

Compartilhe esta notícia:

Entenda como é definido o feriado mais animado do ano

O Carnaval deste ano mal terminou, mas com certeza deixou um “gostinho de quero mais” em muita gente! Se você é um deles, e já quer se programar para o feriado do próximo ano, fica o aviso: o Carnaval de 2018 será celebrado entre os dias 9 (sexta-feira) e 13 (terça-feira) de fevereiro.

A data é definida de acordo com os festejos católicos da Páscoa, terminando sempre 40 dias antes do Domingo de Ramos, que é o domingo que antecede a Páscoa. Da Quarta-feira de Cinzas até o Domingo de Páscoa, são 46 dias, período em que muitos cristãos fazem da quaresma, um momento espiritual e de reflexão além de algum tipo de jejum.

Portanto, a Quarta-feira de Cinzas representa o primeiro dia da Quaresma. Como a data é flutuante, ela pode cair entre 4 de fevereiro e 9 de março. Já o domingo em que se celebra a ressureição de Jesus Cristo, ou Páscoa, sempre acontece entre 22 de março e 25 de abril.

Com base em relatos bíblicos e históricos, os católicos acreditam que a ressureição de Cristo ocorreu em um dia de lua cheia, próximo ao equinócio da primavera no hemisfério norte. Por essa razão, no ano 325, a Igreja Católica realizou o Concílio de Niceia e decidiu que a Páscoa seria celebrada sempre no domingo subsequente ao surgimento da primeira lua cheia após a chegada da primavera.

Assim como o feriado da Páscoa é variável, a data do Carnaval também segue essa mudança.

É importante lembrar que a Quarta-feira de Cinzas não é feriado, embora a maioria dos serviços, comércio e estabelecimentos fechem as portas entre o sábado e parte da quarta-feira, as datas não são feriados nacionais estabelecidos por lei federal.

Compartilhe esta notícia: