Roubo de aparelhos de telefonia celular

Compartilhe esta notícia:

Tem sido verificada a incidência de roubos na região e foi constatado que a maioria dos mesmos acontece quando a pessoa está em trânsito, tendo como objeto roubado o aparelho celular, muitas vezes enquanto a vítima faz o uso do aparelho em via pública, principalmente no período noturno, das 18h às 24h.

Operações policiais estão sendo desenvolvidas e o policiamento ostensivo tem sido reforçado, direcionado aos locais de maior incidência, sendo que os autores dos crimes ora estão a pé, ora com motocicletas, ora em veículos quatro rodas.

É necessário frisar a importância da informação do número do IMEI do aparelho subtraído quando da comunicação da ocorrência por parte da vítima, pois atualmente os Policiais Militares embarcados nas viaturas da Policia Militar equipadas com os Terminais Móveis de Dados tem condições de realizarem a consulta do IMEI dos aparelhos encontrados na posse de pessoas abordadas pela Polícia Militar.

Esse número de identificação internacional de equipamento móvel pode ser obtido no verso dos aparelhos ou, retirando-se a bateria do mesmo, na estrutura interna do equipamento de telefonia celular. Também é possível acessar o número de IMEI no visor do telefone celular digitando-se *#06#.

Já foram registradas ocorrências de receptação pelos efetivos através de simples consulta ao número do IMEI dos aparelhos encontrados na posse dos agressores abordados, o que possibilitou a restituição dos aparelhos aos seus proprietários e o indiciamento dos agressores por receptação.

Diante dos fatos, destaca-se a importância em acionar a Policia Militar através do telefone de emergência 190 o mais rápido possível, passando as características dos autores ou suspeitos, sentido tomado e o meio de transporte utilizado.

O ideal é que as pessoas permaneçam sempre atentas, observando aquém está ao seu redor, evitando o manuseio ou exposição de aparelhos celulares em via pública ou locais com grande movimento.

É importante sempre verificar a necessidade de identificação e prisão de receptadores, pois estes aparelhos retornam ao comércio, por preços menores, sem origem, muitas vezes comercializados inclusive através da internet, em sites de vendas. Caso desconfie ou tenha conhecimento de pessoas que agem destas maneira, denuncie através do telefone 181 do disque denúncia ou, no caso de urgência, através do telefone 190. O receptador é o que na realidade, estimula os roubos e furtos, pois sem ele o autor dos roubos e furtos não teria como vender tais objetos. Portanto, não adquira produtos oferecidos em grande dissonância de seu real valor, sem origem comprovada, pois você poderá estar incorrendo no crime de receptação e pior, alimentando esse circulo vicioso.

Em caso de roubo jamais reaja, pois sua vida é o bem mais valioso e insubstituível. Acione sempre a Polícia Militar através do telefone emergência 190.

Compartilhe esta notícia: