Gestão integrada é o caminho do sucesso!

Compartilhe esta notícia:

Por: João Teixeira Neto*

Algumas contas matemáticas são fáceis de fazer: um mais um é igual a dois, dez mais dez é vinte, e assim somam-se parcelas e os resultados aparecem.

 Agora, reflita: qual é o saldo ao adicionar especialização em meio ambiente à atuação do técnico em segurança do trabalho? A resposta é um especialista em gestão integrada, que coordena a responsabilidade social e monitora as transformações ambientais. Importante destacar que a integração dos sistemas permite incrementar práticas e políticas para atingir objetivos corporativos de maneira eficaz e assertiva.

 Qualquer empresa que almeje aprimorar seus processos internos e minimizar riscos deve adotar a gestão integrada. Os benefícios abrangem melhoria dos produtos e serviços; economia de tempo e custos; fortalecimento da imagem organizacional; satisfação dos clientes, funcionários, fornecedores e investidores; prevenção de falhas; entre outros.

 Em conformidade com essa teoria, William Edwards Deming – pioneiro tanto nos estudos quanto na aplicação de aperfeiçoamentos no âmbito qualitativo – disserta: “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia”. Por isso a importância de investir em profissionais especializados e capazes de desenvolver sistemas eficientes.

 Como fazer essa integração? Você pode instigar a melhoria da produção com a redução do consumo de água, dos recursos naturais e dos impactos ambientais e, principalmente, monitorar a fabricação de resíduos. Como resultado, a empresa terá diminuição dos gastos e ampliação dos positivos, ou seja, do lucro.

 Para executar a gestão integrada, o técnico em segurança do trabalho deve atuar com responsabilidade ambiental, promovendo locais seguros e saudáveis. Para isso, é imprescindível buscar profissionais qualificados, com cursos específicos na área. A complementação acadêmica permite ao técnico coordenar a estrutura organizacional, a fim de identificar e controlar os riscos à segurança, reduzir o potencial de acidentes, auxiliar na conformidade legislativa, melhorar o desempenho geral e estimular a gestão ambiental com excelência.

 Outro ponto forte da atuação de pessoas capacitadas é que somente elas poderão instalar e monitorar as ISOs 9000, 14000 e 18000 – certificações de desempenho concedidas às melhores empresas do país, em qualquer segmento.

 As normas e a legislação brasileiras são competentes e complexas, por isso exigem aprimoramento constante dos profissionais que atuam com gestão integrada. Para boas conquistas na carreira, a atualização frequente das habilidades no currículo é essencial.

 As empresas que já conhecem os benefícios da prática integrada são bastante seletivas na contratação de funcionários, o que atinge diretamente a concorrência pelas vagas para ingressar ou mudar de cargo. A fim de garantir boas chances, os profissionais devem buscar instituições reconhecidas e que ofereçam especialização de qualidade, com diferencial na aprendizagem prática.

 Para chegarmos ao futuro com maestria, temos de direcionar nossos olhos para longe e valorizar as escolhas do agora. O interesse que concentramos nesse objetivo fará diferença na sociedade em que vivemos.

 *João Teixeira Neto, docente da área de meio ambiente, segurança e saúde no trabalho do Senac Jaboticabal.

Compartilhe esta notícia: